Quixadá é contemplado pela Funasa com a instalação de 21 cisternas para captação de água

- por
  • Compartilhe:

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) divulgou o o resultado do processo de seleção de beneficiários habilitados para receber sistemas de captação e armazenamento de água de chuva para consumo humano – as cisternas. A Portaria nº 4.751, publicada no Diário Oficial da União, apresenta a relação dos municípios contemplados, com base na priorização e classificação técnica prevista no programa.

A previsão é de que sejam instaladas quase 21 mil cisternas em mais de 400 municípios, com investimento total de cerca de R$ 250 milhões. A medida vai proporcionar acesso à água potável e reduzir a vulnerabilidade hídrica de famílias em áreas rurais do semiárido brasileiro nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A seleção tem como base a Portaria nº 3.454/2025, publicada em setembro, que estabeleceu os critérios de elegibilidade e prioridade para indicação dos beneficiários pelos municípios e convocou os classificados a enviar listas com as famílias a serem atendidas. A prioridade foi para famílias em situação de vulnerabilidade – como aquelas chefiadas por mulheres, com pessoas com deficiência, inscritas no CadÚnico ou em comunidades quilombolas.

Entre os municípios cearenses contemplados pela Funasa está Quixadá que receberá 21 cisternas para armazenamento da água. Outros municípios da região que também foram contemplados estão: Ibaretama, Choró, Itatira, Jaguaretama, Pedra Branca, Mombaça, Piquet Carneiro, Banabuiú, Canindé, Senador Pompeu, Solonópole e Ibicuitinga.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.