IFCE Quixadá se destaca com 13 reconhecimentos em prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica

- por
  • Compartilhe:

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) do IFCE divulgou, nesta terça-feira (3), o Prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica 2025, e o campus de Quixadá se destacou com 13 reconhecimentos. O resultado aponta o esforço do campus em promover conhecimento de modo que ele seja produzido para ampliar o impacto social.

Do total de reconhecimentos obtidos pelo campus, oito trabalhos foram premiados, contemplando estudantes e orientadores nas categorias Ensino Médio e Graduação, e outros cinco receberam indicação à Honra ao Mérito Científico e Tecnológico.

Na categoria Ensino Médio, na área do Colégio das Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, o IFCE Quixadá conquistou os dois primeiros lugares, com os estudantes Ariane de Brito e Jhonnata Araújo, ambos orientados pelo professor Lucas da Silva.

Já na Graduação, no Colégio de Ciências Humanas, os três primeiros lugares ficaram com trabalhos do campus. As estudantes Fernanda de Castro (1º lugar) e Lucas Vitoriano (3º lugar) foram orientadas pela professora Caroline Loureiro, enquanto Danilo Lima, segundo colocado, teve orientação do professor Emilio Tarlis. Na área do Colégio das Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, o professor Alexandre Carreira orientou os trabalhos classificados em 1º e 3º lugares, desenvolvidos por Fernando Willame e Marcos Oliveira, respectivamente, e o professor Lucas da Silva orientou o 2º lugar, com o estudante Ryan Kisgley.

Os resultados refletem um conjunto de ações contínuas voltadas ao fortalecimento da iniciação científica no campus, com incentivo à participação de estudantes desde o ensino médio em projetos de pesquisa, ampliação das atividades laboratoriais, estímulo à submissão de trabalhos em editais institucionais e apoio à participação de alunos e professores em eventos científicos.

Para o diretor-geral do IFCE campus Quixadá, professor Alexandre Praxedes, o desempenho alcançado é fruto de um esforço coletivo. “Ficamos muito felizes com a premiação dos nossos alunos, resultado da dedicação dos estudantes e orientadores. É também o reflexo de um campus que vem se dedicando cada vez mais à pesquisa, à extensão e ao ensino, fortalecendo esse tripé em suas ações dentro dos laboratórios, com incentivo à participação de professores e alunos em congressos, o que é muito importante para o crescimento do campus em todas as suas áreas”, destacou.

Além do protagonismo discente, o reconhecimento alcançado pelo campus também evidencia o empenho do corpo docente, responsável pela orientação dos projetos, e o trabalho das equipes administrativas e dos setores ligados à pesquisa, que oferecem suporte técnico e institucional às atividades científicas.

O Prêmio

A premiação tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos de iniciação científica e tecnológica vinculados aos programas institucionais PIBIC, PIBIC AF, PIBIC Júnior, PIBIC Júnior AF, PIBITI e PICTV, apresentados durante o Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE (ENICIT 2025). A iniciativa busca estimular a excelência na pesquisa desenvolvida no IFCE, valorizando projetos que se destacam pela criatividade, rigor metodológico, impacto social e potencial de contribuição científica.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.