Quixadá deverá receber terminal logístico da Transnordestina com potencial de transformar a economia local

- por
  • Compartilhe:

As obras da ferrovia Transnordestina avançam no estado do Ceará e já estão com mais de 80% de obras em todos os trechos e agora a Transnordestina Logística S.A. (TLSA), empresa responsável pela construção e operação da ferrovia planeja a construção de terminais logísticos em alguns municípios do estado.

O primeiro que já está em construção é o terminal logístico de Iguatu e o TLI mostra como essas estruturas cumprirão papel estratégico para o desenvolvimento regional, promovendo a redução de custos de produção, estabilizando a oferta de produtos e induzindo a viabilidade da ferrovia como um todo.

A inauguração do Terminal Logístico de Iguatu está prevista para o fim de maio. O empreendimento, iniciado em 2024, tem contrato com a TLSA para movimentar em torno de 20 mil toneladas por mês de grãos e farelo. Para Queiroz, a viabilidade do negócio “é uma coisa indiscutível”, principalmente se tratando do elevado potencial do transporte ferroviário para reduzir custos logísticos. “De início, nós aguardamos fazer uma redução de até 30% do custo do frete. Isso representa, a grosso modo, R$ 5,00 de uma saca de 60 quilos”, explica.

Para compor a nova malha ferroviária, a operadora da Transnordestina prevê a instalação de nove terminais intermodais e um porto seco (veja lista abaixo). Até o momento, sete dos terminais serão construídos e operados pela própria TLSA.

Entre os municípios que devem receber terminais logísticos da Transnordestina está Quixadá, além de Missão Velha e Maranguape. Os terminais deverão fortalecer a economia local desses municípios, gerando mais emprego e renda.

Com a entrada em operação dos terminais intermodais e a consolidação de parcerias com a iniciativa privada, a Transnordestina avança para se tornar uma nova espinha dorsal logística do Nordeste. Ao conectar áreas produtoras, centros de consumo e o Porto do Pecém, a ferrovia tem potencial para reduzir custos, ampliar mercados e fortalecer a competitividade regional, abrindo caminho para um novo ciclo de desenvolvimento ao longo de toda a sua malha.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.