Diante do cenário incerto para a quadra chuvosa de 2026, o Governo do Estado reuniu gestores estaduais e municipais para avaliar e alinhar ações emergenciais voltadas à segurança hídrica dos municípios cearenses.
O encontro aconteceu no Palácio da Abolição e foi liderado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira. Participaram também o secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana; o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Silvio Carlos; e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira.
A reunião contou com a presença de prefeitos e secretários municipais do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central, com o objetivo de alinhar estratégias de contingência hídrica e medidas voltadas à produção agropecuária, setores diretamente impactados pela irregularidade das chuvas.
Ao final da reunião, foi encaminhada a elaboração de um documento com uma série de ações emergenciais destinadas aos municípios, reforçando projetos e programas já implantados pelo Governo do Estado e buscando novas soluções para o enfrentamento do cenário hídrico desafiador.


