Agricultores se mobilizam e pressionam Conab em Senador Pompeu

- por
  • Compartilhe:

Nesta segunda-feira, dia27, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB),em Senador Pompeu, sertão central do Ceará, amanheceu tomada por agricultores.

Muitos dormiram nas calçadas, porém o cronograma para atender os agricultores do município é 29 e 30 de Agosto. Com a falta de informação, agricultores ficaram bastante exaltados, e foi acionada a polícia para garantir a segurança.

De acordo com o gerente aqui na cidade, Sr. Franzé, o cronograma é abertoem Fortaleza. Segundoele também, está sendo agilizado outro polo de distribuição em Quixeramobim, também no Sertão Central. Depois disso, automaticamente 50% das cidades da região, podem serem atendidas na mesma, desafogando a unidade armazenadora na cidade de Senador Pompeu, que atende 15 cidades.

Anteriormente, várias cidades já foram atendidas, como: Solonópole, Milhã, Dep. Irapuan Pinheiro entre outras.

Vendo o sofrimento da população e as dificuldades para comprar o milho, o Sindicato resolveu juntar todo o pessoal, que parte dormiu no local (CONAB), para pressionar a companhia à distribuir imediatamente para a cidade, ou tomar alguma atitude. Com os nomes em mãos, fizeram o chamamento do pessoal, para saber quem estava presente, e depois chegar a um bom senso.

Enquanto isso a cidade de Pedra Branca está sendo atendida e de acordo com a gerencia ainda falta também o Município de Mombaça, e explicou que, para atender normalmente nesta época de estiagem, teria que ter 9 mil toneladas do produto, e por enquanto está sendo destinado à unidade 2 mil. Em conversa com um agricultor do Município de Milhã, ele falou que, veio em busca do milho, porquê na data do cronograma, 21 e 22 de Agosto, faltou milho na unidade.

Transporte de milho para o Ceará

Segundo um dos motoristas, que transportam o milho até o Ceará, há uma grande dificuldade quando entra no nosso estado.

Ele afirma que, com os caminhões bitrem (caminhão carreta, com maior capacidade de peso, ou seja, bem maior que as normais)os agentes impedem a passagem, alegando que há excesso de peso. Ele falou ainda que, vem do Paraná, único Estado que engancha é aqui. O motorista afirmou, também, que nenhuma transportadora quer mais vir para o Ceará.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.