A situação política-administrativa do município de Quixadá, no sertão central do Ceará, não anda nada confortável para os gestores tanto da prefeitura, como da câmara municipal.
Ainda nem completou dois meses de administração e o prefeito João Hudson viu seus principais secretários saindo da gestão, nomes de peso da política como Kleber Júnior, Regina Amorim e Dr. Ricardo Silveira foram forçados ou entregaram seus cargos. E, pasmem, foram as principais secretarias, ou seja, agricultura, educação e saúde, respectivamente.
Nesses pouco mais de 45 dias pode-se observar que a gestão do prefeito está praticamente sem rumo, e, mais uma vez, fala-se muito em intromissão administrativa.
Agora a situação mostra-se parecida na Câmara Municipal de Quixadá, o presidente Pedro Baquit (PSD), mostra-se intransigente e arrogante quando trata-se de dialogar com os demais vereadores, pelo menos essa é a queixa da maioria.
O gestor da câmara resolveu realizar uma licitação para contratar uma empresa de assessoria na área de licitação, esse certame licitatório já deve ocorrer na próxima segunda-feira, dia 25, e o serviço foi orçado em quase R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).
Ocorre que segundo os vereadores a câmara realiza apenas meia dúzia de licitações por ano, e eles acreditam que, caso a licitação se concretize, será um desperdício de dinheiro público.
“O presidente já tentou alugar uma máquina de xerox por 40 mil reais, nós batemos em cima e ele desistiu, agora vem com essa de contratar essa empresa por quase o mesmo valor, e ainda fala que tem que economizar o dinheiro da câmara, é muita contradição” externou o vereador Kelton Dantas (PSC).
Já o vereador Kleber Júnior disse que tentaram uma conversa com o presidente para que ele pudesse desistir da ideia, mas, segundo o parlamentar, o presidente teria, de forma arrogante, dito que “não iria mexer em nada”.
A câmara de Quixadá é composta, nesta legislatura, por 17 parlamentares, a maioria, ou seja, 09 vereadores assinaram o requerimento pedindo a suspensão da licitação. Realmente é um caso sério, pois existem parlamentares de vários partidos que assinaram o pedido, mas mesmo assim o presidente Pedro Baquit se mostra intransigente e, tudo indica que ele não está preocupado com o desperdício do dinheiro da câmara.
“O vereador Pedro vem dizer que a câmara está precisando economizar, e logo depois vem com essa licitação que ninguém sabe pra que serve, se ele não desistir iremos até o ministério público” afirmou o vereador Luis do Hospital (PSC).
Assinaram o requerimento os vereadores: Kleber Júnior, Kelton Dantas, Evaristo Oliveira, Capitão, Ivan Construções, Rosa Buriti, Higo Carlos, Luis do Hospital e Dudu.
A política quixadaense necessita, urgentemente, de uma grande renovação de seus quadros, caso contrário continuará em ritmo decrescente, enquanto outras cidades aproveitam um momento enorme para crescerem e se desenvolverem.
Abaixo está a cópia do requerimento assinado pelos nove vereadores de Quixadá.




Pessoas má preparadas, e se forrem preparadas , para cargos que requerem um elevado grau de estudo.
O PRESIDENTE DA CÂMARA, VEREADOR PEDRO BAQUIT, ALÉM DE IMATURO É IRRESPONSÁVEL. TODOS NÓS QUIXADAENSES SABEMOS DISSO E VEMOS SEU COMPORTAMENTO NOS BARES DA CIDADE COM SEUS EXCESSOS, NUM COMPLETO DESACATO A POPULAÇÃO QUE PAGA SEU GORDO SALÁRIO.
OS VEREADORES E A POPULAÇÃO QUIXADAENSE DERAM-NO MAIS UMA OPORTUNIDADE A ELE DE PROVAR PARA TODOS NÓS DE SUA COMPETÊNCIA E COMPROMISSO COM O MANDATO NÃO SÓ DE VEREADOR, MAS COM A HONRADA PRESIDÊNCIA DO PODER LEGISLATIVO LOCAL. INFELIZMENTE O PEDRO NOS PROVA QUE ELE NÃO ESTÁ A ALTURA DE EXERCER NENHUMA DAS FUNÇÕES. ELE DEVERIA SE TRATAR E DEPOIS, COM A LUCIDEZ QUE UM DIA ERA CONSTANTE, ASSUMIR O IMPORTANTE PAPEL QUE O POVO DE QUIXADÁ O CONFIOU.
SENHORES VEREADORES, AINDA ESTÁ EM TEMPO DE REPARAR O ERRO ANTES QUE A INSTITUIÇÃO CAIA NO DESCRÉDITO.
Quixadá, um laboratório de aprendizagem política.
Quem for auto de data, obterá êxito. Caso contrário, a população “paga o pato”.
“Ter experiência é característica de quinta”.
ja que voces tem a maioria porque não afastam o pedro baquit. tenho certeza que o negocio na camara vai ficar dai pra pior
Dos 17 vereadores, 09 estão sendo contra a atitude do presidente da camara e o restante dos vereadores que totalizam 08 estão a favor. Por gentileza administradores do MonolitosPost, divulguem o nome dessas pessoas porque estão na mesma linha de erro do referido acima.
Tome remédio 10!!!!! Queriam assim, aliás, vem a eleição para dep estadual, votem no Deputado, ou melhor, Presidente do Fortaleza, Osmar Baquit! Esse de deputado não tem nada!!!
FICO MUITO TRISTE QUANDO LEIO NOTÍCIAS COMO ESSA DO NOSSO QUIXADÁ, GOSTARIA TANTO DE LER QUE NOSSOS POLÍTICOS ESTÃO REALIZANDO GRANDES OBRAS PARA NOSSA POPULAÇÃO.
INFELIZMENTE TENHO QUE CONCORDAR, ILÁRIO E OSMAR TEM QUE SE APOSENTAREM E DESSA FORMA O POVO DEVERÁ ESCOLHER PESSOAS NOVAS E COMPROMETIDAS POIS ESSES DOIS JÁ DERAM O QUE TINHAM QUE DAR, A PARTIR DE AGORA ESTÃO FAZENDO APENAS NEGOCIATA COM SEUS CARGOS. CHEGA DISSO.
esses baquits vao acabar com o quixada escrevam para ver.
Todo mundo sabia que o Pedro Baquit não tinha condições de comandar a câmara, ele é muito fraco e não tem responsabilidade. Deviam se juntar os vereadores e tirar ele logo desse cargo antes de fazer mais besteiras.