Deputados garantem trabalhar para implantar curso de medicina em Quixeramobim

- por
  • Compartilhe:

Em uma audiência pública proposta pela Câmara Municipal de Quixeramobim, que contou com a participação de vereadores de outros municípios, lideranças políticas, professores e estudantes, os deputados federais José Guimarães (PT) e Mauro Benevides (PMDB), além do secretário da Fazenda, Mauro Filho, firmaram apoio ao movimento.

O encontro, realizado na tarde desta sexta-feira, dia 07, no auditório da Escola Profissional, teve como objetivo sensibilizar as autoridades competentes da importância da implantação do curso de medicina no município sede da construção do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) e discutir a ampliação da oferta de cursos superiores no Sertão Central.

Durante a Audiência, o coordenador do Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Marcos Machado, apresentou dados referentes à quantidade de médicos na região. Segundo ele, os números de profissionais médicos no Sertão Central são inferiores a média da Organização Mundial da Saúde. “Nós temos que atentar para esta necessidade”, disse. Marcos ainda destacou a importância histórica do município, desde a implantação do Hospital Regional Dr. Pontes Neto.

O deputado federal José Guimarães, destacou que o evento é um dos atos mais importantes presenciados por ele: “Antes de ontem tivemos a presidente Dilma, sancionando a criação de quatro universidades e uma dessas, no Ceará, significa uma das ações mais nobres do mandato dela. E hoje aqui, eu presencio um dos momentos mais especiais da minha vida como parlamentar, porque estamos discutindo a educação do filho do mais pobre, e Quixeramobim tem tudo para ter esse curso porque aqui que está sendo construído o Hospital Regional”.

O deputado garantiu apoio a articulação: “Podem contar comigo e com o Mauro no que for preciso. Vamos trabalhar pela implantação deste curso aqui”, disse, lembrando que a mobilização será em torno da implantação do curso através da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O deputado Mauro Benevides, confirmou a palavra de Guimarães ressaltando que deve trabalhar na vice-presidência da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara Federal para interceder pela conquista do curso: “Estamos aqui para cumprir mais um compromisso com o povo quixeramobiense que tanto admiro. Estaremos empenhados nesta luta”, garantiu.

O presidente da Câmara Municipal, Everardo Junior, realizou a entrega de um livro de manifesto aos demais presidentes de Câmaras presentes ao encontro. O livro servirá para coletar assinaturas nos municípios que apóiam a idéia. Ainda como apoiador, o secretário Mauro Filho, destacou que conversará com o governador Cid Gomes sobre o assunto: “Como professor da UFC e secretário da Fazenda, sei bem a importância de um movimento como este[…] Podem ter certeza que irei conversar com nosso governador Cid e iremos garantir todos os recursos que forem necessários para implantação desta extensão da UFC”.

Ao término da Audiência, as autoridades se dirigiram ao canteiro de obras do Hospital Regional do Sertão Central para verificar a evolução da construção. Já o deputado Mauro Benevides, permaneceu no auditório onde ministrou palestra a alunos de uma faculdade particular do município.

 

 

Leia, também, no site Quixeramobim Agora




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. cader o meu comentario???? a verdade doi é??? em sitezim

  2. Êta Quixadá de nenhuma representação política.
    É triste, é uma aberração termos que engolir tal notícia.
    Quixadá está doente, definhado, acabado em todos os sentidos.
    Nossa Quixadá está crescendo como rabo de cavalo: prá baixo.

  3. Enquanto nossos vizinhos quixeramobienses crescem, têm respaldo e representantes; os nossos deputados estaduais, que deveriam angariar obras e recursos para o nosso município, discutem entre si… Que pena!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.