José Dirceu estaria pressionando Lula a sair em defesa do PT

- por
  • Compartilhe:

O ex-ministro José Dirceu estaria pressionando o ex-presidente Lula a sair em defesa dos petistas condenados no processo do mensalão, é o que afirma uma reportagem do Estado de S. Paulo.

Descontente com a distância do ex-presidente Lula do caso, Dirceu mandou o recado por companheiros do PT que o visitaram na cadeia. Ele afirma que Lula errou desde o estouro do escândalo, em 2005. Segundo ele, ao não politizar a denúncia da compra de votos no Congresso, Lula abriu caminho para a “criminalização” do PT.

Três dias depois, o ex-presidente Lula teria telefonado para Dirceu para solidarizar-se pela prisão do ex-auxiliar, que foi seu ministro da Casa Civil no primeiro mandato. “Estamos juntos”, teria dito o presidente, segundo o jornal Estado de S. Paulo.

Ainda de acordo com o jornal, Lula teria explicado a estratégia do Planalto para “não prolongar o desgaste”. Ela se basearia numa espécie de lei do silêncio sobre os desdobramentos do chamado “mensalão” e a condenação e prisão dos ex-dirigentes petistas.

“Nós temos um acordo de não falar sobre esse assunto”, admitiu neste feriado o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Num café da manhã com Dirceu, em novembro de 2010, Lula prometeu a ele que, quando estivesse fora do Planalto, desmontaria a “farsa do mensalão”. A promessa não foi cumprida sob a alegação de que era preciso blindar o primeiro ano do governo Dilma. Depois vieram as disputas municipais de 2012 e agora o ano é pré-eleitoral.

Para o líder da bancada petista no Senado, Wellington Dias (PI), o PT não soube construir uma narrativa para reagir à ofensiva da oposição e da mídia. “Sob intenso cerco político, nós acabamos permitindo que as versões da compra de votos florescessem”, avaliou Dias.

A estratégia do governo e do PT, agora, é usar o escudo da “legalidade” e o discurso de que há “dois pesos e duas medidas” na Justiça para impedir que o mensalão contamine a campanha de Dilma em 2014.

Fontes: Ceará News/Estadão




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.