O Departamento Municipal de Administração de Bens e Serviços Públicos (DEMASP), reuniu recentemente no terminal rodoviário de Quixadá a Associação de Barraqueiros de Quixadá e outros comerciantes que tem interesse em participar do carnaval neste ano de 2014. O secretário Elery Ferreira usou a ocasião para informar aos comerciantes presentes como será o funcionamento no corredor da folia para comercializar na Praça José de Barros.
As medidas anunciadas deixaram os barraqueiros revoltados. “Não somos contra um carnaval organizado, mas achamos que ele pode acontecer de forma organizada sem prejudicar os comerciantes”, afirmou a líder comunitária Marli. Ela fazia referência às diversas medidas adotadas pela atual administração visando controlar meticulosamente os lucros financeiros a serem obtidos com o evento. Quais são algumas destas medidas polêmicas?
Dentre as medidas adotadas, apenas 40 barraqueiros estarão autorizados a comercializar no entorno da Praça José de Barros, e metade das barracas estarão sob o controle da Prefeitura de Quixadá. Isto quer dizer que apenas 20 barracas estarão à disposição da Associação dos Barraqueiros. Ocorre, porém, que 38 barraqueiros estão associados e afirmam que já usavam os espaços nos anos anteriores. Os 20 que conseguirem o espaço neste ano precisarão apresentar para o cadastro documento de identidade, CPF, comprovante de residência (provar que é de Quixadá) e duas fotos 3×4 do responsável pela barraca.
O Secretário Elery Ferreira explicou que a limitação ao número de 40 barracas acontece, inclusive, por questões de segurança. Ao explicar como serão escolhidos os comerciantes que ocuparão as outras 20 barracas, o gestor afirmou que houve 50 inscrições, mas que a Prefeitura está fazendo a seleção para escolher os 20. Não explicou, porém, qual o critério que será utilizado, deixando muitos com a pulga atrás da orelha diante da possibilidade de ocorrer a prática de favorecimento indevido e concessão de privilégios. A única informação que ele deu é a de que serão priorizados os que já trabalharam em anos anteriores. Porque, então, não ceder espaço aos demais membros da Associação dos Barraqueiros, já que estes utilizavam os espaços em anos anteriores? É a pergunta que os comerciantes estão fazendo. Por outro lado, é preciso dar a outras pessoas o direito de comercializarem também, não deixando a associação monopolizar o uso dos espaços. A questão é polêmica, sem dúvida.
Outro ponto polêmico foi o significativo aumento no preço cobrado pelo uso das barracas. Em anos anteriores, a taxa cobrada aos barraqueiros foi de apenas R$ 65,00. A atual administração está cobrando R$ 250,00 por barraca, o que os barraqueiros consideram um valor elevado.
Uma reunião está agendada entre a DEMASP e os barraqueiros da associação para a tarde desta quinta-feira, 06. Nela, as partes deverão sanar as divergências. O Secretário Elery afirmou que irá sugerir o trabalho em sociedade, o que diminuiria os custos da taxa sobre o uso da barraca e permitiria que mais comerciantes trabalhassem no evento. Os lucros destes, porém, diminuiriam significativamente e eles estariam em desvantagem em relação àqueles outros 20, escolhidos pela Prefeitura, para ocupar as demais barracas.
Debates à parte, o que todos esperam é que o carnaval 2014 aconteça em paz, de forma organizada e que traga benefícios a todos.



Tem uma frase assim: ” deixa o Homem Trabalhar”!!
Tá explicado, o prefeito que arrecadar muito dinheiro ´para cobrir a lambança que estão fazendo com o nosso dinheiro na prefeitura.
Você devia ter vergonha na cara prefeito e deixar essas pessoas trabalharem, esses não ganham cima de 10 mil por mês como você João, deixe de ser injusto e irresponsável.
DEIXE O HOMEM TRABALHAR!!!
Meu povo abram o olho, pelo menos quem é apaixonado por partido!!!
Onde tem o nome do Eleri Ferreira no meio tem coisa errada. Esse sujeito não soube administrar nem a pizzaria que ele era dono imagina uma secretaria. Deixa os barraqueiros trabalharem.
para pagar os funcionários e compra medicamentos ta faltando dinheiro , mais na hora de arrecadar tudo é reajustando. Para onde vai esse dinheiro que é bom ninguém sabe, Quixadá ja estava uma precaridade so e o atual prefeito venho para dar o golpe de misericórdia, porque vc chegar no hospital depois de um acidente e a enfermeira mandar vc ir se medica em casa porque não tem nei para fazer os curativos é um absurdo e isso não e coisa que ninguém me contou não , foi experiencia própria.
O que já deveria ser feito era não mais ser usada a praça José de Barros,para festas prolongadas e festas que atraem muitas pessoas violentas e insensatas. Até quando vai permanecer esse desmando em usar uma praça pública para ser vendido bebida e ocupar um lugar que é para todos, no caso o idoso, as crianças, as pessoas que precisam de uma lugar público para lazer, porém o atraso desses gestores é grande. Na minha opinião existe até crime ambiental, já que nas arvores da dita praça, são abrigos de muitos passarinhos e o barulho é grande e o que é mais absurdo é que gastam o dinheiro público para festas, deveriam todos esses gestores pagar com o próprio bolso o dinheiro para pagamento dessas bandas, para não dizer desses lixos que vem fazer muito ruido, barulho. Quixadá precisa acordar, pois não há razão nenhuma para uma festa de carnaval ser realizada numa praça e adjacências, porém como Quixadá ainda não pessoas capazes de verificar o que é melhor para Quixadá, vai acontecer muito essa patifaria, além de gastar o dinheiro que vem dos impostos pagos. O cidadão esclarecido não pode esquecer desses desgovernos, falta de prudencia e algo mais. Quixadá precisa mudar, para não ficar só na mesmice: carnaval, festa junina, carreatas nas eleições. Quixadá não é feita só de fantoches, tem cidadãos livres e civilizados, mesmo enfrentando tantos empecilhos e tendo que conviver com pessoas que só pensam em si e se sentem donos da razão.
Olhem ai,o interesse financeiro…de 65,00 pra 250,00,e com certeza esse secretario esta querendo favorecer alguem com isso,deixem o povo trabalhar…ja que vce secretario…ja mama no dinheiro do poco Quixadaense,sou a favor dos comerciantes,entao… Libera ja!
bem feito vão voltar no 10, e 10 e o joão e 10 e o joão
kkkkkkkkkk
Já sabem quais são as atrações?