OPINIÃO: Os heróis do carnaval de Quixadá em 2014

- por
  • Compartilhe:

A união faz a força“, assim diz o adágio. Foi exatamente isto o que se verificou no município de Quixadá neste ano de 2014, antes e durante o carnaval. Os blocos locais conseguiram realizar um bom carnaval, apesar da Prefeitura Municipal e de sua imensa desorganização.

1621830_605827862825260_562286481_n“Não quero meu nome estampado no meio dessa política nojenta. Por isso prefiro que não me identifique”, disse ao Monólitos Post o diretor de um dos blocos carnavalescos de Quixadá. Qual a razão para o desabafo?

“O que fizeram conosco foi desumano, uma covardia, um absurdo”, conta ele. O profissional faz referência à desorganização da preparação do 1900176_606186542789392_1452669079_ncarnaval de Quixadá levada a cabo pela prefeitura. Sem nenhum projeto significativo feito com suficiente antecedência, o executivo municipal tomou a decisão desastrosa de comprometer R$ 379.000,00 do Fundo Geral do Município, dinheiro que poderia ser usado na compra de medicamentos, pagamento de salários atrasados e outras prioridades. Obviamente, o 1962689_606186546122725_1465848845_nTribunal de Contas dos Municípios não foi favorável a este tipo de utilização do recurso próprio do executivo. A prefeitura, no entanto, segurou a decisão de gastar o dinheiro até o último instante.

Apenas um dia antes do início da festa, os blocos foram avisados de que o Prefeito João Hudson havia desistido do 1972446_606186392789407_830449960_nfinanciamento público ao carnaval quixadaense, deixando os blocos completamente desassistidos de estrutura, bandas e apoios de segurança.  O tempo virou inimigo dos carnavalescos. A desorganização do poder público impôs-se de forma avassaladora sobre os ombros dos blocos Bixo Papão, Camaleão & Cia e Crocodilo.

10003454_606186239456089_1936846798_n“Tivemos que preparar todo o carnaval em um dia, ou melhor, em poucas horas”, diz o diretor do bloco. “Contratamos bandas, estrutura, segurança, apoios e tudo foi feito com qualidade igual ou superior àquilo que a Prefeitura havia prometido e não cumpriu”, garante ele.

O prefeito, pressionado pela opinião popular, resolveu usar o dinheiro para comprar 1798521_605827846158595_759365503_nremédios, algo para o qual, antes, parecia não haver dinheiro. Resta saber se mais esta promessa será cumprida. A esta altura do campeonato, praticamente ninguém está disposto a confiar. Cabe aos vereadores fiscalizar isto. Numa cidade cujo hospital não possui gesso para socorrer as pessoas, precisamos mesmo que o dinheiro seja usado desta forma.

De qualquer forma, a união fez a força. A festa foi realizada sem maiores problemas, aconteceu de forma pacífica, com apresentações deslumbrantes. Os blocos e seus diretores merecem mesmo todos os louvores pelas coisas boas que conseguiram realizar, superando a desastrosa coordenação inicial do poder público. Com apresentações recheadas de cores e alegria, os foliões fizeram até mesmo desaparecer a sensação ruim que se estabeleceu um dia antes da festa. Até parece clichê dizer isto, mas sem o envolvimento direto da Prefeitura, tudo foi melhor.

Não faltará quem, passada a festa, tente atribuir créditos aos políticos e seus séquitos. Porém, o folião que viu de perto o desenrolar dos eventos saberá determinar quem são, realmente, os heróis do carnaval de Quixadá em 2014: os blocos, seus diretores e seus foliões.

Não adianta inventar histórias de lotação na praça (os entornos estavam vazios, como há tempos não acontecia), hotéis lotados, comércio vibrante. Não é verdade. Esse tipo de coisa não acrescentará nada e não retirará nada dos méritos que cada folião e os blocos merecem. A festa foi animada e aconteceu sem maiores problemas, apesar do poder público.

Talvez os blocos devam pensar na criação de uma liga carnavalesca, e talvez devam pensar em se tornarem de uma vez por todas independentes do poder público. Cada ano, mesmo quando dá certo a parceria público-privada, é aquele jogo de nervos que ninguém aguenta mais. Sem os blocos, o carnaval de Quixadá não existiria. E neste ano, as agremiações provaram que podem caminhar sozinhas, porém unidas, para realizar o carnaval que Quixadá e seus visitantes merecem.

Portanto, independente de quem venha a ser campeão na disputa entre os blocos, o certo é que todos venceram, de alguma forma. Cada envolvido na realização deste carnaval pode se sentir orgulhoso. O carnaval foi do povo, exclusivamente. E, talvez por isto, tenha sido tão bom.

—///—

Fotos: Gilliarde Silva

CURTA A FANPAGE DO JAIME NO FACEBOOK




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. VOCÊS SÃO UNS DERROTADOS! SE CONFORMA QUE DOÍ MENOS.

  2. Li um comentário do Janjão no facebook, no qual ele agradecia vários secretários. É muito descaramento! Ele disse que “o comércio tava aquecido”, que “os hotéis estavam cheios”. Pura falácia! Cadê os números? Se realmente isso aconteceu, porque então a prefeitura não justificou os gastos com o carnaval? Essa é a muleta que os políticos usam pra justificar a gastança no carnaval. Falam isso, mas nunca apresentam números reais. Alem do mais, agradecer à prefeitura pelo quê mesmo? o que a prefeitura fez foi tentar matar o carnaval 2014, isso sim.

  3. estão tds de parabéns prefeitura os diretores dos blocos e a população de Quixadá , q teveram um carnaval da paz ,união faz a força.

  4. Pense em um carnaval fraco, e o secretário João Luiz ainda colocou uma nota dizendo que o comércio tava aquecido, e que foi o melhor carnaval e agradecia ao pessoal da prefeitura, ora se a prefeitura fez foi acabar com o carnaval. Muito descaramento mesmo.

  5. porque nao liga carnavalesca, gente a independencia è tudo na vida da gente. caminhar com os proprios pès è maravilhoso . vcs tem um ano pra trabalhar emcima disso , coragem , corram atraz capacidade vcs tem , a uniao faz a força, tem patrocinadores e os componentes tambem ajudam

  6. A nota é tão desonesta que sequer apresenta o nome de um suposto diretor de bloco. Voces são mentirosos, os presidentes dos blocos são gratos ao prefeito que com muita dificuldade garantiu em parceria com os tres blocos realizar um excelente carnaval. Uma coisa voces nao conseguiram esconder…realmente o carnaval de Quixadá foi um sucesso, vão chupando, se conforma que dói menos ….

  7. CHUPA PREFEITURA.

  8. e engraçado como a populaçao de quixada e ñao foi o prefeito foi o tcm nao ler noticia nao o sera que essa e tambem mentirosa pelo amor de deus quem ta no poder gente nao e pt olhe bem se fosse nao teria acontecindo nada disso me lenbro que teve um ano ai que a epoca das festa como carnaval e pula fogueira e fim de ano minha mae ficou sem dinheiro pq conta do prefeito que naopagou pra fazer festas caras como leonardo e outro nao tou aqui pra jugar a ou b mas queria que meu povo de quixada tão sofrido olhase e cobra pq vcs tem direito

  9. a Mudança já começou, a mudança é 10.
    vão tomano seus otários. votem ele de novo.

  10. Curti o carnaval ai…so tenho que parabenizar aos blocos pelas lindas apresentacoes,vces estao de parabens mesmo,enquanto a prefeitura…merece e uma descarga.

  11. e uma vergonha pra nos quixadaense ter joao e ci como prefeitos de quixada sao dois @#$%&* e dois %&*$ qui querem o dinheiro poblico em coisas qui nao pertenci a populasao a o ci so quer sabe de compra pasarinhos !@#$% o ibama precisava em vestiga o ci como #$%@& de pasaros abra os olhos miniterio poblico

  12. Esqueceram de agradecer tb aos patrocinadores dos blocos…o financiamento provem deles. Os blocos so fizeram o carnaval pra nao ter prejuizo!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.