O Artigo 58, parágrafo 4º, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Quixadá, determina que “ao Prefeito, por ofício dirigido à Câmara, cabe indicar vereador para eventual interpretação de seu pensamento, gozando este das prerrogativas de Líder.”
Quem é o vereador quixadaense que interpreta, eventualmente, o pensamento do Prefeito João Hudson? Quem é o homem com a difícil missão de defender – eventualmente, repito – os interesses do Poder Executivo na Câmara? Quem é o principal porta-voz da Prefeitura na Casa Legislativa? José Audênio Moraes da Silva, este é o nome dele.
Eleito em 2012 com 1.276 votos, Audênio Moraes é, além de 1º secretário da mesa diretora, o Líder do Governo João. Ele ocupa a função que antes era exercida pelo vereador Cezar Augusto, atualmente licenciado. Sua influência em Juatama ajudou a provocar a derrota de Ilário Marques nas eleições de 2012.
Audênio é o que se pode chamar de um político com muito jogo de cintura. Seus discursos em defesa do prefeito João algumas vezes surpreendem pela direção contrária ao objetivo que a função de líder do governo lhe impõe a perseguir. Numa das últimas sessões, chegou a sugerir que o prefeito ‘retirasse o focinho do buraco’. Na audiência pública sobre saúde, pediu à nova secretária que desse uma “canetada” e desfizesse o contrato com a cooperativa DINAMICA. Ou seja, Audênio segura a parceria com o prefeito com a mão direita e, talvez ciente da possível queda de popularidade em decorrência disto, afaga a opinião pública com a mão esquerda, atitude que também pode ser observada em seu estilo de oratória, costumeiramente apelando para observações que provocam risadas nas assistências.
Professor de História, costuma dizer que está do lado do povo, e que ser líder do governo não significa concordar com tudo o que João determina. Por isso, não é possível dizer se é mais difícil para ele ser líder do governo ou se é mais difícil para o governo ter um líder tão arredio.
Seu jogo de cintura também pode ser visto na “disposição dinâmica” de alternar posições e apoio a partidos com candidatos e ideologias muito diferentes. Ele já foi, por exemplo, aliado de Mesquita(PSDB), de Ilário Marques(PT), de Rômulo Carneiro(PT e PSB) e, agora, de João Hudson(PRB).
Vez por outra, o líder do governo troca farpas com o vereador Luiz do Hospital. Nos bastidores, existe uma articulação, ainda em início de curso, para transformar Audênio Moraes no próximo Presidente da Câmara. Será que a população aprovaria essa escolha? Como as eleições só acontecerão no fim do ano e, até lá, absolutamente tudo poderá acontecer, ainda é cedo para dizer alguma coisa sobre isto.
Especulações à parte, o certo é que a função de porta-voz do governo exigirá o máximo de seu rebolado nos próximos meses, isto porque a CPI da Saúde deverá produzir um enorme desgaste sobre o poder executivo. Até que ponto Audênio estará disposto a capitalizar opinião negativa sobre si, em decorrência de sua função de defender o governo, resta-nos esperar para ver.
—///—



Acho que ele já conhece as redes sociais.
Creio que só se deixa enganar quem quer, pois as informações se espalham rapidamente.
Quem quiser ser alguém, num futuro político, vai ter que fazer algo que convença o já sofrido eleitor.
Pelo menos eu creio assim.
ESSE SUJEITO É NOCIVO A QUIXADÁ, APROVEITADOR, OPORTUNISTA, SEM- PERSONALIDADE.
VCS SABEM A ÚLTIMA DE INDIVIDUO? PARA SER PRECISO, HOJE PELA MANHÃ, ESSE DISSIMULADO COMPARECEU A REUNIÃO DOS VEREADORES PARA INSTAURAÇÃO DA CPI DA SAÚDE DE O PEDRO BAQUIT NÃO, ENTÃO A DECISÃO FICOU PRA HOJE A TARDE, E SABEM O QUE ACONTECEU, O CALCULISTA DO AUDENIO, O BABÃO DO PREFEITO, NÃO COMPARECEU, O PEDRO BAQUIT SIM, FICANDO CLARO QUE A INTENÇÃO ERA ESVAZIAR PARA QUE NÃO FOSSE VOTADA A CPI. É UM D@#$%¨&*, V@#$%¨&, OR@#$%¨&, ESSE TAL DE AUDENIO.
resumindo tudo isso ele é um vereador do lado que ta no poder!!!
seus eleitores devem abrir bem os olhos, qual o próximo lado politico dele?
é o babõezim do prefeitim???????????