Rosier Alexandre, ex-secretário de turismo de Quixadá, sobrevive a avalanche no Everest; dois membros da equipe morreram

- por
  • Compartilhe:

Pelo menos 12 guias nepaleses morreram nesta sexta-feira, 18, em uma avalanche no Everest, o acidente mais violento da história da maior montanha do mundo. O empresário cearense Rosier Alexandre, ex-secretário de turismo de Quixadá, estava entre os montanhistas e sobreviveu, mas dois membros de sua equipe faleceram no acidente.

 As vítimas integravam um grande grupo de sherpas que saíram durante a manhã com barracas, alimentos e cordas, antes do início da temporada de alpinismo, no fim do mês.

 A avalanche aconteceu às 6H45 locais a 5.800 metros de altitude, em uma área que leva à geleira de Khumbu.

“Até agora retiramos 12 corpos da neve. Não sabemos quantos mais se encontram presos”, declarou à AFP Dipendra Paudel, funcionário do ministério do Turismo do Nepal, em Katmandu.

Uma equipe de resgate, com o apoio de helicópteros, procura sobreviventes. Sete pessoas que haviam sido cobertas pela neve e gelo foram resgatadas com vida, segundo Paudel.

 Um funcionário da equipe oficial de resgate que trabalha no campo base da montanha de 8.848 metros de altura, Lakpa Sherpa, disse à AFP que o número de mortos pode chegar a 14.

 “Vi 11 corpos que foram trazidos ao campo base, mas nos informaram que devemos esperar mais três”, disse por telefone o integrante da Associação de Resgate no Himalaia.

 Elizabeth Hawley, considerada a principal especialista mundial em escaladas no Himalaia, afirmou que esta avalanche é o acidente mais letal da história do alpinismo no Everest.

ROSIER ALEXANDRE

facebookHá poucas horas, um comunicado foi publicado no Facebook do montanhista cearense:

”Prezados amigos, apoiadores e família,
Rosier Alexandre fez contato com sua equipe no Brasil nesta madrugada. Ele continua no campo base. Ele está bem apesar da tragédia que aconteceu em acampamentos avançados no Everest. Todos estão muito abalados. Até o momento três sherpas de sua equipe estão desaparecidos. Logo que possível daremos mais notícias.
Assesssoria de Imprensa”




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.