Um representante dos integrantes do MST instalados em Ibaretama desde o dia 22 de abril acusou o Secretário de Administração daquele município, Karpeggiane Viera, de “tocar o terror” na população. A acusação partiu de Marcelo Matos (foto abaixo), que se apresenta como assessor de imprensa e um dos coordenadores do MST na região.
Em nota publicada nas redes sociais no último dia 10 de maio, Marcelo Matos afirmou: “O Secretário de Administração de Ibaretama está se utilizando dos meios de comunicação para tocar o terror nas pessoas e causar instabilidade na população.”
Ele se refere à declaração, concedida ao Monólitos Post por Karpeggiane Vieira, no último dia 07 de maio, na qual o secretário revela que a prefeitura de Ibaretama sofreu ameaças por parte do MST. Os integrantes do movimento teriam prometido invadir a festa do dia do município, o que teria obrigado a Prefeita Elíria Queiroz a abrir licitação específica para reforçar a questão da segurança. De acordo com Karpeggiane, a prefeitura de Ibaretama, preocupada com o que poderia acontecer, chegou até mesmo a solicitar reforços ao Comando da Polícia Militar em Quixadá.
Marcelo Matos, porém, afirma que tudo não passa de um estratagema da prefeitura para esconder as razões pelas quais a Justiça determinou o cancelamento da festa do dia do município. Em sua nota, o representante do MST diz que Karpeggiane Vieira deseja fazer com que a prefeita Elíria Queiroz “não assuma quaisquer responsabilidades pelos fatos ocorridos, seja pelo cancelamento da festa, ou seja com o não atendimento da pauta de reivindicações dos trabalhadores sem terra”.
Marcelo Matos também solicita em sua nota que as pessoas deixem de dar atenção à imprensa que denuncia a desordem no acampamento dos sem terra em Ibaretama.
Desde que se instalaram em Ibaretama, os invasores do MST tem contribuído para um clima de medo e constante tensão naquele município. Dentre as ações que já promoveram, além das invasões, está o fechamento da pista que dá acesso à capital cearense. Tentativas de homicídio também já foram registradas no meio daquele grupo.


