Desde que assumiu o poder com a eleição de Lula, no pleito eleitoral de 2002, esta é a primeira vez que o PT se vê realmente ameaçado pela possibilidade de retornar ao seu antigo papel de oposição.
Embora seja o PT o ameaçado de perder alguma coisa, pensativa mesmo deve estar Marina Silva que, no caso de vitória, encontrará um Estado que foi cuidadosamente aparelhado pelo adversário nos últimos doze anos. Ela enfrentará a pior oposição que um governo já enfrentou desde a redemocratização.
Hóspede numa legenda comparativamente nanica, Marina se verá, em caso de vitória, ante a necessidade de abrir meio mundo de negociações envolvendo cargos e postos chave de um governo que precisará, e muito, “como nunca antes na história deste país”, do apoio do congresso.
O discurso de “fazer política nova”, de fato, tem data de validade. Marina sabe que o prazo dele expira assim que Dilma lhe repassar a faixa presidencial. Não será difícil abandoná-lo, já que a prática nunca existiu. Quem vota em Marina sabe disso, ninguém é tão inocente. Não é realmente o discurso de “fazer política nova” o que está atraindo o eleitorado, mas sim a possibilidade de derrubar um governo incapaz de resolver todos os problemas do Brasil. A razoabilidade desse tipo de expectativa nem sequer tem sido questionada. Se o prejuízo será apenas do PT, só o tempo dirá.
Ainda que a possibilidade de perder a presidência já esteja causando alvoroço em petistas por todo o país, a situação do partido, em Quixadá, no sertão central do Ceará, é ainda mais desesperadora.
Aqui, o PT vem de uma derrota amarga nas urnas, ocorrida no pleito de 2012. Teve seu principal quadro, Ilário Marques, passado para trás por um novato sem discurso e sem prática, que subia nos palanques vestido numa sandália gigante. Apesar dos recorrentes discursos do próprio Ilário afirmando que poderá ser candidato em 2016, a verdade é que isto ainda é algo indefinido, o que lança certa medida de ansiedade sobre os filiados.
Neste contexto, a situação é ainda mais sombria do que em 2012. O PT de Quixadá poderá acabar assistindo não apenas a derrota de Dilma Roussef, mas também a de Camilo Santana, que persiste em segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos para o Governo do Ceará. Sem Quixadá, sem o Estado e sem o controle administrativo do país. Nada para chamar de seu.
Para piorar, grupos quixadaenses de oposição à sigla prosseguem ganhando força junto a Eunício Oliveira, o mais bem colocado nas pesquisas para o Governo do Estado, e podem acabar sendo os únicos a ter algo de consistente para oferecer ao eleitorado local em 2016. Uma vitória do candidato do PMDB ao Governo do Ceará seria terrível para o PT de Quixadá. Para o PT, seja frisado.
Marina Silva, Eunício Oliveira e a instabilidade política do principal nome local do partido tendem a confirmar o que se pode perceber no palco a partir do assento de Quixadá: a derrota do PT pode acabar sendo total.



Falar em princípios de moralidade é muito difícil, por que os papeis estão se invertendo pela ganancia de políticos que insistem em não soltar o osso e pior é com atitudes coronelísticas, SÓ A REVOLUÇÃO para acabar com os coroneis.
Prezados Leitores,
o nome disso (texto dessa matéria) é desespero, desrespeito, mentira, safadeza e, principalmente, irresponsabilidade. Imagino que para aumentar e distorcer tanto certos fatos o interesse na derrota do PT em todas as esferas é algo muito importante para esse grupo. Isso mostra o total descompromisso desses com o povo brasileiro. O compromisso deste grupo (que publica tais matérias) é com o próprio bolso.
Parabéns pelo belo e sensato artigo.
Volto a dizer, a maioria dos partidos políticos sepultaram suas ideologias para se tornarem grupos dominados por grandes empresários e banqueiros. O imperialismo imposto pelo capitalismo está tornando a maioria das pessoas gananciosas, só com interesses econômicos e violentas. O Capitalismo está até comprando os líderes religiosos, pessoas que nesse país se tornaram muito ricas e apostaram da fé. O capitalismo facilita tudo que venha a escravizar a maioria das pessoas, tais como festas profanas, falsas religiões, emissoras de TV que só mostram coisas malignas, enfim o Brasil está, em grande parte, nas mãos de pessoas que têm grande poder aquisitivo e poder político.
Seu artigo, desde o título, está com um cheiro de PIG. Eu hein. Quem disse que o PT já perdeu a eleição? E se perder por que será seu fim. O PT tem história e já não se pode mais falar de História do Brasil sem falar da contribuição do mesmo.
Eu queria deixa claro ao Sr. alma (J. Arantes). Que I. Marques teve em Quixadá 20000 mil votos, e o PT DE Quixadá tem pouco mais de 1500 Filiados Ativos, isto quer dizer que mais de 18500 pessoas que votarão nele em Quixadá não são filiadas ao PT. E quanto a Marina (MAURINA) a coisa até parece a campanha do JOÃO SAPATEIRO. O Quixadá esta aguentando, mais sera que o Brasil aguenta????????????????.
Não adianta só falar que só o PT irá ser oposição à Marina Silva, caso venha a ser eleita, pois ninguém pode esquecer o PSDB e toda a direita imperialista, das classes abastardas, que só querem mandar. O que as pessoas tem que abrir o olhos é que agora esta vindo outros movimentos que não são ligados a partidos políticos e que poderão ser muito perigosos para a estabilidade econômica e até política, pois esses modelos de partidos políticos, que são agora comandados por grandes empresários já demonstra estar ultrapassado. A politica no Brasil onde se pratica quase que exclusivamente os interesses de grupos, poderá levar o Brasil a uma desestabilização, descontrole e até a uma guerra civil, pois os sistemas de inteligência das potencias imperialistas já estão tramando a derrota do Brasil, e poderá acontecer num futuro não muito longe, a invasão da Amazônia para tentar desestabilizar o Brasil como um todo e assim o Brasil falir e então ter que entregar grande parte das riquezas, entre elas o petróleo do pré-sal, o que levará o Brasil a voltar a ser colônia dos Estados Unidos.
– TENHO DITO, O PARTIDO(PT), VIROU A MAIOR EMPRESA PUBLICA NACIONAL, SEUS QUADROS, POR SINAL POUCOS, UM OU DOIS EM CADA ESTADO,
VIRARAM TELEGUIADOS DE UM UNICO GURU, QUE GOROU, PERDEU O PIQUE, NAO ENGANA MAIS, NEM OS PROPRIOS SUDITOS.
– NAO SE ESPECIALIZARAM OU ESTUDARAM PARA ENFRENTAR A VIDA FORA DA SEGURANCA DA ADMINISTRACAO PUBLICA, E AGORA ??, COM A GRANDE POSSIBILIDADE DE DERROTA DO PETISMO, DERROTA SIM; POIS ALTERNANCIA DE PODER EM PAISES DEMOCRATICOS, E, TAO NORMAL COMO SAUDAVEL PARA A SOCIEDADE DEMOCRATICA. E AGORA JOSE ??,