Os últimos dois pleitos eleitorais em Quixadá trouxeram reveses significativos para Ilário Marques e para a tropa de militantes que o apoia.
Em 2012, o político cujo nome é tido como de maior peso dentro do PT em Quixadá perdeu a disputa pela prefeitura para o principiante João da Sapataria. Este último conseguiu formar em torno de si um arco de alianças nunca antes visto na Terra dos Monólitos. O gigantismo da legenda e dos apoios recebidos rendeu vitória folgada ao novato. De fato, caso João Hudson estivesse construindo uma administração eficiente, conquistadora do eleitorado, certamente isto significaria a retirada do PT do poder em Quixadá por longos anos.
Após a eleição de 2012, Ilário escolheu atuar fora do município, galgando o prestígio do Governador Cid Gomes e de seus parceiros da cúpula estadual petista. Nos últimos dois anos, o político esteve sempre na cola do Deputado Federal José Guimarães, apoiando-o e trabalhando com ele no fortalecimento da aliança com Cid. Ainda atuou como Deputado Federal, mas por pouco tempo. Acabou assumindo a presidência do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), da Assembleia Legislativa.
Nos últimos meses, Marques trabalhou incansavelmente na campanha de sua esposa, a Deputada Rachel Marques. Tornou-se comum vê-lo andando pelas ruas de Quixadá, usando o microfone de um carro com auto-falantes, e fazendo firmes apelos à população. A empreitada, no entanto, não logrou êxito e o político amargou nova derrota ao não ver a esposa eleita para mais um mandato.
Desde que os resultados do primeiro turno foram divulgados, o ex-prefeito tem recebido mais notícias ruins. Numa frustrante ironia, viu Cid Gomes, Ciro Gomes e Camilo Santana preterirem seu nome a favor de Cirilo Pimenta e Osmar Baquit para o comando da campanha petista no Sertão Central. Até o vice prefeito de Quixadá Wellington Ci, ex-vereador e maior crítico de Ilário na Câmara Municipal durante muitos anos, ganhou espaço na campanha de Camilo.
Para piorar, o vice-presidente do PT de Quixadá, vereador Higo Carlos, a cujos amigos não faz cerimônia para revelar sua suposta intimidade com Camilo Santana, tem feito manifestações públicas que caberiam mais acertadamente ao líder local da sigla. Pelo menos até agora, talvez ainda abatido com todos estes acontecimentos, Ilário não parece demonstrar nenhuma preocupação.
Fontes indicam que acordos recentes poderão levar Rachel Marques a algum cargo de destaque na Secretaria de Saúde do Estado, no caso de vitória de Camilo Santana. As informações disponibilizadas a esta coluna dão conta de que Cid e Camilo pretenderiam, no entanto, apoiar o nome de um Baquit – rivais históricos de Ilário -, para uma eventual disputa pela prefeitura de Quixadá. Osmar Baquit seria o preferiti de Cid Gomes, neste caso.
Refém do apoio ao Governador, sem o qual sua influência tenderia a diminuir substancialmente, Ilário não parece disposto a contrariar o dono da caneta do Estado. Se concretizada esta informação, o eclipse que parece decidido a apagar Ilário Marques se fortalecerá sobremaneira. Vê-lo apoiando um Baquit para a prefeitura de Quixadá, em 2016, seria sem dúvida o ponto mais baixo de seu decréscimo político.
Após anos de atuação nos bastidores da política, desde que deixou a prefeitura de Quixadá, Ilário parece estar num ponto de seu voo no qual nem consegue ir mais alto ou adiante, e nem tem disposição para voltar ao ninho. Nada parece explicar melhor a situação nebulosa do petista do que a própria política que ele escolheu praticar.



Só ataque seu inimigo se tiver certeza que vai destrui-lo, não conseguiram fazer isso com Ilario, e como ele mesmo gosta de dizer: o carneiro pra dá uma marrada, dá dois o três passos para trás, ato ato de recuar para atacar significa maior força em seu golpe!
Esperem!!!
Ao Ilário e sua esposa Rachel Marques ambos do PT, acredito que nem para síndicos
de condomínio eles serão eleitos. Esse é o resultado de se lamber as botas do governo Estadual e defender a toda atrocidade as maldades do governo Cid e dar as costas ao povo. Agora, derrotados nas urnas e sem espaço no governo os Ferreira Gomes mestres na arte da trairagem deram um chute onde o casal Marques do PT não queriam levar.. Bem feito!.
. Para mim Ilário e o cara da política de QUIXADÁ.ELE VAI VOLTAR .
Sim a resposta é sim. Tanto pelas coisas boas como pelas coisas ruins que fez. Entre as coisas boas, ganhar inimigos por tentar fazer com que Quixadá deixasse de ser uma cidade pré-histórica onde servidores recebiam menos de salário mínimo, começou a cobrar impostos de quem usava aparelho público (e.g. pessoal do mercado), reajustou aluguéis dos aparelhos públicos (supermercado abaixo da prefeitura), retirou a imundice que era a feira das frutas do meio da rua, conseguiu um lugar para os ambulantes ficarem organizados. Entre as ruins, perseguição dos não apoiadores, troca da gama de serviços prestados por outros (é claro), e sobretudo sua imensa gravidade. Teve duas oportunidades de colocar dois bons gestores em Quixadá, uma foi com Fernando (quem é nó jogo do bixo?), mas o palco era só dele. E quando teve que dividir o palco (Rômulo) consegui alguém habilmente incompetente. Foram duas grandes sacanagens com Quixadá.
O fato de João ter ganhado está aliado mais ao fato de não querer Ilário no poder e de ser conveniente usar alguém com carisma e reputação ilibada, ao contrário de alguns de seus apoiadores, para conseguir o poder. Fato que não foi bom pra Quixadá. E que também não será tendo OM como prefeito se tudo mais vier a se concretizar, o que esperar de um político que o sendo renaga-o para cuidar de um time de futebol. Ótimo compromisso com seu eleitores, os torcedores claro. Os Gomes podem vir a apoiar OM, afinal ambos conhecem a fome de IM, e este representa ameaça dentro e fora de Quixadá (ou fazia), quanto aquele medo no governo de Quixadá (rs) não fora.
IM pode voltar a ser um político de destaque desde faça o que fez na sua primeira gestão, trabalhar.
Ninguém deve ser poupado da verdade, não devemos subestimar a capacidade das pessoas de superação.Subestimar é não levar em conta as potencialidades.É um olhar raso,medíocre,do qual devemos fazer de tudo para não lançar.Se ser realista é uma nobreza, Subestimar alguém é arrogância.O mal do ser humano é subestimar a inteligência do outro.
Essa política é a velha política, se é que se pode chamar de política. Essa política não é política partidária, pois não há ideologia e sim só os interesses de grupos, interesses de grandes empresários, enfim os interesses de uma classe, a classe alta direitista, que se sentem os donos de tudo, são que sempre irão ditar, enganar, são eles que sempre irão querer inventar a roda, são eles que irão querer fazer o mundo girar ao contrário, são eles que sempre se afastam de Deus, em sua maioria. Política se faz com a participação do povo, em todos seus aspectos. Política verdadeira se faz com pessoas de bem e não se pessoas de bens. Nessa cidade vemos o contrário, mas Deus não quer assim e tudo pode não ser da maneira que eles querem, mesmo muitos até se sentindo deuses ou semideuses…
– E O MODUS-OPERANDI DO PETISMO, NAO ACEITAM PAPAGAIO DE PIRATA; CONHECE ALGUM OUTRO PETISTA DE DESTAQUE NO MUNICIPIO ??, E ASSIM NO ESTADO, NO PLANO FEDERAL, NAO SE RENOVAM, NAO FAZEM SUCESSORES, PENSAM QUE SAO ETERNAMENTE VIVOS, A CARAVANA PASSA E, A VIDA CONTINUA . . .