A população do pequeno distrito de São João dos Queiroz, no município de Quixadá, Sertão Central do Estado, busca desesperadamente encontrar uma solução para a problemática da falta de água, que já se arrasta por vários meses e ainda não recebeu apropriada atenção das autoridades municipais.
De acordo com populares, um equipamento de dessalinização usado para melhorar a qualidade da água potável extraída de um açude estaria sem funcionar. Para piorar, o nível do açude está baixíssimo e, caso não
ocorram mudanças na quadra chuvosa, deve ficar totalmente seco em breve.
Nesta terça-feira, 14, por volta das 17 horas, uma mobilização popular na praça pública da localidade deve acontecer. O objetivo é definir ações concretas e urgentes que devem ser tomadas para sanar a demanda.
A população deseja a perfuração de um poço profundo e a construção de um chafariz. Visto que a prefeitura tem se mostrado incapaz de dar resolutividade ao caso, os próprios cidadãos planejam realizar eventos com o objetivo de levantar fundos.
Enquanto uma solução não chega, os animais bebem água suja e as pessoas precisam gastar muito dinheiro a cada mês se não quiserem sofrer com a sede. Elas compram água para beber de carroceiros e carros-pipa. As vezes, empresários fazem doações, mas água potável é uma necessidade diária que nenhum paliativo consegue resolver.
“Pedimos socorro a qualquer autoridade que puder nos ajudar. É humilhante o que estamos passando aqui, até dos bichos a gente sente pena”, diz uma senhora de 62 anos, cujo nome o filho pediu que não fosse divulgado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
– Cidadãos de São João dos Queiroz, em Quixadá, estão recebendo água inapropriada para beber
– Cidadãos de São João dos Queiroz, em Quixadá, continuam com problemas para obterem água potável


