SOMENTE EM 2014: Ibaretama captou quase R$ 4 milhões para cuidar da saúde da população

- por
  • Compartilhe:

O pequeno município de Ibaretama, localizado no Sertão Central do Estado, tem 13.172 habitantes, conforme último censo do IBGE. Uma das reclamações mais recorrentes dos munícipes está relacionada com a precariedade nos serviços públicos de saúde.

Apesar da péssima estrutura dos equipamentos públicos destinados ao cuidado da saúde da população, e apesar das imensas limitações no oferecimento de atendimento adequado e medicamentos, a Prefeitura Municipal tem recebido vultuosas quantias em dinheiro para lidar com suas demandas na área.

De acordo com o Ministério da Saúde, somente em 2014 o município recebeu repasses na ordem de mais de dois milhões de reais, destinados às áreas de vigilância em saúde, média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, investimento e atenção básica. Confira os dados exatos na tabela abaixo, extraídos dos registros do Fundo Nacional de Saúde.

Capturar

Além dos recursos acima, o Município de Ibaretama , ao longo do corrente ano, captou diversas outras receitas destinadas a área da saúde, de acordo com o Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios, de cujos dados se extrai a tabela a seguir:

IJKMNVale ressaltar que mais de um terço de todo o dinheiro da saúde de Ibaretama, isto é, R$ 1.212.246,49,  foi usado para pagar a Dinamica Cooperativa de Profissionais de Saúde LTDA, a mesma cooperativa que, segundo o Ministério Público Estadual, serviu ao propósito de ‘terceirizar de forma irregular o serviço público essencial de saúde’ no vizinho município de Quixadá.

Ainda conforme o MP, com a contratação desta cooperativa, também usada em Ibaretama, “houve um custo intermediário inteiramente desnecessário para o município [de Quixadá], em malferimento aos princípios da economicidade e eficiência”.

Agora, diante das limitações facilmente percebidas na prestação dos serviços públicos de saúde, o que muitos cidadãos de Ibaretama questionam é se o mesmo desperdício de preciosos recursos financeiros não estaria ocorrendo também naquele município.

Ibaretama é administrada pela prefeita Elíria Maria Freitas de Queiroz, e tem como Secretária de Saúde a Sra. Isabel Braga Lopes Sales.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Se esta é a verdade, significa, então, que o município de Ibaretama não investe do próprio bolso recursos próprios? Existe isso? Se investe, e eu sei que investe, o valir ultrapassa os 3 milhões. Ou seja, nada além do que eu publiquei. Grato.

  2. Verifiquei e vi que o município só recebeu 2.074.691,22, o site ta certo, mais quanto a outros repasses federais alegados no segundo plano, são os mesmos querido repórter, divididos dentro do orçamento municipal, vc é que tem que se informar,parabéns seu raimundo por ter questionado, sou servidora estadual e acompanho as receitas vinculadas nos municipios, confesso que o recurso para este município e outros pequenos são bem abaixo do que necessitam para se manter.

  3. Prezado Raimundo,
    Se tivesses lido a matéria antes de falar besteira, teria visto que os repasses fundo a fundo de pouco mais de dois milhões foram especificados por mim, mas que houve outros tipos de captação não oriundos de repasses federais. E na parte editada de seu comentário, o senhor insulta e provoca a imprensa de Quixadá. Nao tenho interesse em responder isso. Grato por ler com tanto apreço, a ponto de comentar, as matérias do Monólitos Post.

  4. Rapaz, o Jaiminho não sabe nem o que é administração publica,ou jumento, quando atualizar o sim de outubro verifique que o valor fundo a fundo vai bater com os repasses do MS,na ordem de pouco mais de 2 milhões.

    [editado]

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.