Investimentos no aeroporto de Quixadá podem ser transferidos para Quixeramobim

- por
  • Compartilhe:

A proposta de investir vultuosos recursos para ampliação e modernização do aeroporto regional localizado no município de Quixadá, no Sertão Central do Estado, pode acabar não saindo do papel. Mais de 363 milhões de reais foram destinados para construção, reforma e ampliação de aeroportos regionais no Ceará. A prefeitura de Quixadá, porém, não conseguiu ainda desapropriar uma área de apenas 8.000 m², menos de 1 hectare, necessária para a execução do projeto.

De fato, fontes ligadas à prefeitura dizem que, além das dificuldades com a questão da desapropriação, o poder executivo quixadaense está temendo pela possibilidade de que os investimentos sejam transferidos para Quixeramobim, o município vizinho. A preocupação não é sem sentido. Políticos de Quixeramobim já trabalham nos bastidores para articular a construção de um aeroporto regional naquele município, direcionando para lá investimentos já acertados para Quixadá.

O prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, abandonou a campanha do então candidato e hoje governador Camilo Santana no início do segundo turno. Apesar dos recursos serem oriundos de programa federal, o governo estadual tem papel importante no direcionamento deles. Por sua vez, o vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, possui fortes ligações com Quixeramobim e é sabido que ele defende o direcionamento de recursos para lá.

Somado a estas condições, nem Osmar Baquit e nem Rachel Marques parecem dispostos a fazer frente pelos interesses da Terra dos Monólitos. Osmar aceitou a chefia da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado, e Rachel não pode contrariar o governador sem o risco de cair em seu desagrado e perder a chance de continuar atuando na Assembleia Legislativa. Ambos estão amarrados à vontade do governador.

Caso o governo decida investir em um aeroporto localizado em Quixeramobim, em detrimento de Quixadá, possivelmente nenhum dos políticos locais terá força para fazer qualquer pressão contrária.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. A esculhambação que se alastrou no país por conta da irresponsabilidade do governo petralha acabou com as gestões dos atuais prefeitos , todos eles sem exerção, estão agonizando pelos cortes dos recursos federais e estaduais , mais vcs só atacam o prefeito João 10 . todos comentam que determinado recurso vai não sei pra onde , e até agora eu só vi obras irem pra Quixeramobim nas gestões dos petralhas , e é porque tinham tudo a favor governo federal e estadual , senador , dep. federal e 2 dep. estaduais tudo no mesmo saco e não fizeram nada pra impedir que Quixadá perdesse o IML , O corpo de bombeiros , a sede regional de carteira de identidade , O Hospital regional , de quebra o curso de medicina que com certeza também irá pra lá , e estas desgraças todas ocorreram nas gestões do 13 e agora vcs vem falar mal da gestão que ainda não perdeu nada pra vizinha cidade . se conformem porque Quixadá com toda a desgraça deixada pelos petralhas ainda é uma das cidades que estão se sobressaindo no meio de muitas no Ceará .

  2. Quixeramobim merece esse feito. Quixadá também. Mais é que a gestão política de Quixadá está indo de mal a pior. Quixeramobim está crescendo, e os quixadaense não gostam muito da ideia pelo o que vejo, egoísmo é grande. Já que o Quixadá tem forte comércio, forte empatco turístico, porque Quixeramobim não pode ser igual? Se os benefícios estão indo como avalanche pra Quixeramobim é porque a gestão é competente e os cidadãos daquela cidade sabem fazer boas escolhas ao contrário de Quixadá.

  3. Quixeramobim já e a cidade mais importante do sertão central não é justo que uma cidade tão feia quanto essa tal Quixadá tenha um aeroporto pra que? Tem alguém que queira posar lá? A capital do sertão chama-se QUIXERAMOBIM

  4. Cirilo,já que você está levando tudo para Quixeramobim,leva o LIXÃO de Quixadá pra lá,e de brinde,leva o Prefeito João. Quixadá agradece!

  5. Nós progressistas queremos na realidade o desenvolvimento de todo o sertão central, porém queremos que haja justiça em prol daquilo que deve ser feito naquela cidade que está mais preparada para ter um aeroporto de médio porte, no caso, Quixadá, não adianta querer desenvolver uma região puxando de outras cidades investimentos para Quixeramobim, e cidades como Quixadá e as demais do sertão central ficarem sem investimentos. Sabemos que Quixadá é merecedora, no caso do aeroporto, por seu potencial turístico e pelo seu desenvolvimento e por ser estrategicamente melhor localizada, senão vejamos: 1) Quixadá engloba mais cidades, tais como, Ibaretama, Choró, Banabuiu, Ibicuitinga, fica mais perto de Morada Nova, Canindé; 2) Quixadá terá mais investimentos federais; 3) Quixadá terá a transnordestina; 4) Quixadá tem a melhor localiza, pois fica equidistante de outras cidades médias ou grandes, com exceção da cidade de Juazeiro do Norte (Cariri), porém fica mais perto de Sobral, de Caucaia, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante (Pecém); Pacajus, Horizonte e da capital Fortaleza.

  6. KKKKKKK, Quixeramobim vai levar a pedra do cruzeiro e a galinha choca KKKKKK, CHUPA 10.

  7. Amigos, INDEPENDENTE DE QUAL LOCAL, TODO O SERTÃO CENTRAL SERÁ BENEFICIADO. Vamos deixar dessa briga boba. Se vier pra Quixeramobim tá tudo bem. Se vier pra Quixadá tá tudo bem também. Isso é um Aeroporto, e não UMA UNIVERSIDADE!

  8. A população de Quixadá não merece uma gestão municipal tão incompetente como a atual, os próximos possíveis candidatos a prefeito bem que já poderiam começar a se mobilizar em prol desse investimento para o município, como por exemplo o vereador Pedro Baquit, que poderia usar a forte aliança politica de seu tio Deputado Osmar Baquit com o Governador Camilo Santana para que o investimento permaneça em Quixadá. Estrategicamente, Quixadá seria a melhor opção para receber o aeroporto Regional do Sertão Central, levando em consideração sua localização e importância do município para a Região, desta forma, fica óbvio que o único motivo pelo qual este investimento possa ir para Quixeramobim seria interesses políticos.

  9. Existe um ditado que diz: quem tudo quer tudo perde. Basta só lembrarmos que São Paulo, a cidade, sempre foi excessivamente beneficiada, pois tudo era levado para lá, como se pudessem tudo, e hoje estão numa grande crise de abastecimento de água e com altos índices de criminalidade. Quixadá não pode ser prejudicada nesse caso, mais uma vez, pois aqui já temos o maior comércio da região central, é grande o potencial turístico, temos a linha de trem transnordestina que irá passar por aqui, Quixadá é mais estrategicamente localizada, já é um grande polo na área de educação com diversas faculdades, inclusive com faculdades federais, temos a biodiesel que é federal, teremos logo, logo, shopings, temos até varas federais, TRT é aqui, temos no mínimo 04 bons colégios particulares de ensino, e, voltando a dizer: Quixadá é uma das cidades do Brasil com grande, grande mesmo, potencial turístico em todos os sentidos, para ser explorado e desenvolvido, além do potencial para a área industrial. Sabemos que estamos no Brasil, mas não se pode abandonar um aeroporto já construído, e depois ser abandonado, e pasmem, ser desviado aquela verba destinada, para levar para outra cidade. Isso é coisa da cabeça da maioria dos políticos neste país. Caso isso ocorra, servirá para atrasar, isso sim, o desenvolvimento do próprio estado, pois o que deve ocorrer mesmo é o desenvolvimento de toda a região, não somente de Quixeramobim ou de Quixadá, mas das outras cidades, tais como Ibicuitinga, Ibaretama, Banabuiú, Choró e o intercambio parcerias diversas com outras cidades. A ganancia é um mal que destrói as pessoas por dentro e na maior parte das vezes não é sentida por esses tipos de pessoas. O poder mesmo só quem tem é Deus…

  10. Jose Guimaraes,e´filho natural de Quixeramobim.Entao qual o filho que nao quer ver sua Mae sempre melhor…e mudando de assunto esta previsto a construçao de shopping,hoteis,pousadas,farmacias,postos de combustiveis tudo isso em razao do majestoso e imponente HRSC,localizado em Quixeramobim.

  11. Amigos, é inadmissível que isso venha a ocorrer, a transferência daquilo que já está certo para investimentos no aeroporto de Quixadá. Isso pode até ocorrer, pois estamos no Brasil, e no Ceará e quanto mais com políticos que não tem influencia junto ao governo estadual e federal. O prefeito de Quixadá, que pelo que vemos não entende nada de política, pendeu para o lado errado e perdeu junto com o adversário do atual governador. As pessoas mais influentes desta cidade, empresários, diversos profissionais, advogados, e principalmente os políticos que sempre se beneficiaram aqui de Quixadá. Não devemos esquecer que lá em Brasília, tem um político forte, no caso o senador José Pimentel, que sempre esteve pelo menos nas épocas de eleições, aqui em Quixadá e demonstrando ser a favor de investimentos aqui em Quixadá.

  12. Está certíssimo. O povo de Quixadá foi totalmente incoerente nas últimas eleições. Não merece nada do Governo Federal, nem do Estadual.

    Agora eu queria ver a cara do povo que levantou a bandeira verde, a do 10. Alguma dúvida do prejuízo?

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.