Dr. Ricardo Silveira lamenta profundamente que Quixadá tenha perdido o curso de medicina

- por
  • Compartilhe:

O médico quixadaense Ricardo Silveira participou na manhã desta terça-feira, 03, do programa Jornal Liderança, do radialista Herley Nunes, e expressou sua decepção com a escolha política que determinou a ida do curso de medicina para o vizinho município de Quixeramobim, prejudicando mais uma vez os interesses estratégicos de Quixadá.

O médico também conversou com editores do Monólitos Post e se disse “muito triste” com o tratamento que os políticos tem dispensado aos conterrâneos quixadaenses. Conforme explicou, “é revoltante que os critérios usados para a escolha não tenham sido técnicos e imparciais, mas meramente políticos”.

“Ainda em 2010 o MEC visitou a Faculdade Católica para realizar uma inspeção, que teve o Dr. Pedro Lucio de Sousa e a Dra. Maria Rosa Machado de Sousa Carvalho à frente dos trabalhos de avaliação. Eu tive a oportunidade de acompanhar a inspeção e pude também contribuir para mostrar a eles, naquela ocasião, as condições para que nossa cidade acolhesse o curso de medicina. Insisti que nossa cidade possui os requisitos necessários para acolher o curso, especialmente pela sua condição de pólo universitário. Quixeramobim não conta com a estrutura que Quixadá já possui para isso. É verdade que o Hospital Regional está instalado lá, mas o curso de medicina demanda mais da estrutura de ensino que Quixadá já possui”, explicou ele.

Dr. Ricardo também revelou que, em resultado da inspeção, um relatório técnico muito positivo para Quixadá foi produzido pelos inspetores. “A escolha do Ministro Cid Gomes e do Governador Camilo Santana, assim como no caso do Hospital Regional, foi política, atendendo às demandas dos aliados. Isso é lamentável. Camilo prometeu em campanha, em cima do palanque, para todos ouvirem, que o curso de medicina seria instalado em Quixadá. E agora somos surpreendidos com essa postura”, desabafou.

“O curso de medicina abriria oportunidade para que nossos conterrâneos pudessem, com muito mais facilidade, acessar serviços especializados de assistência médica. Agora, se quiserem isso, nosso povo terá, mais uma vez, que recorrer ao vizinho. Isso é um prejuízo muito grande para nossos interesses estratégicos”, afirmou. “Eu tenho visto de perto, através da Caravana do Coração, a grande necessidade que nosso povo tem de receber atenção do poder público nessa questão da saúde. Quem sabe um dia esse quadro triste mude”, disse.

“No fundo, o que tudo isso mostra é que precisamos de pessoas realmente comprometidas com nossos interesses para nos representar. Não podemos aceitar mais ser vítimas de promessas que vem escritas em cheques sem fundo. Isso revolta qualquer cidadão. Essas alianças que nada produzem, mas que privilegiam apenas os próprios interesses, não podem mais ser aceitas de forma passiva. Da mesma forma, é lamentável que nossa gestão municipal também não tenha se articulado para lutar como deveria pelo curso. Tudo isso me deixa muito triste. Nosso povo não merece esse tratamento”, concluiu Ricardo Silveira.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. E por um acaso a equipe gestora da prefeitura junto com o excelentíssimo sr prefeito confeccionaram o projeto para o certame do governo federal? Caso não, vocês senhores tendenciosos e marrons, devem corrigir isso aqui, porque escolha politica não foi.

  2. E só porque Quixada já tem uma “estrutura” então isso impede que outras cidades não se desenvolva? Olha o caso da região sul, Juazeiro e crato, vamos deixar o crato de lado por conta que juazeiro é maior e mais desenvolvido. Onde que na constituição isso existe? Imagina uma mãe com dois filhos, só porque um está mais forte que o outro vai deixar de alimentar o mais fraco? Isso é justo? Lembrem-se que a política quehoje favorece Quixeramobim já favoreceu e muito o Quixada, e agora vocês vem dizendo: assim não vale!

  3. – QUE PALAVRAS SABIAS E ESCLARECEDORAS DE DR RICARDO; MAS DEIXA ESTAR, PARECE QUE NOSSO QUIXADA SO TEM ILARIANTE, RAQUEL, OSMAR. . . EITA MUNICIPIO BELO, GRANDE, COSMOPOLITA, E AO MESMO TEMPO TAO PROVINCIANO, NAO FAZ TRES ANOS, CIRILO PIMENTA, FOI CHAMADO DE ROLA-BOSTA, POR CIRO GOMES, DENTRO DE CASA, EM FRENTE A ESTACAO DE QXBIM, O QUE FEZ CIRILO ??, MOSTROU QUE O TAL BEZOURO TEM A CASCA-DURA, E, ENGOLIU SECO O DESAFORO, TRANSFORMANDO TUDO ISSO EM PROL DO SEU MUNICIPIO, HAJA VISTO, FOI A BRASILIA BATER NO GABINETE DO CIDAO, DO ZE-CUECA, E QUEM MAIS FOSSE PRECISO. . . O INTERESSE MAIOR, E O
    MUNICIPE, QUE LHE DEU O QUE TEM, PRESTIGIO, PODER, ADMIRACAO. . .

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.