Sertão Cidadão Especial: Autoridades discutem questões de segurança em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

O programa Sertão Cidadão, comandado pelos radialistas Wanderley Barbosa e Jonas Sousa, transmitido pelas rádios Monólitos AM e Liderança FM, promoveu mais uma de suas edições especiais no último sábado, dia 28.

Participaram da programação o Comandante do 9º Batalhão de Polícia 11096824_738690882911509_162561482_nMilitar do Ceará, Coronel Calixto; a Delegada Regional de Polícia Civil, Dra. Anna Cláudia Nery, e representantes da Ordem dos Advogados do Brasiol, seccional de Quixadá, os doutores Lutero Barros, Evandro Tavares e Clenilton Rodrigues.

O Coronel Calixto explicou que conta com um efetivo de 340 homens para 13 municípios. Em Quixadá são 80 PM’s em atuação. O comandante da PM avalia que “90% ou mais dos homicídios em Quixadá se devem ao tráfico de drogas e a agiotagem”.

A Delegada da Polícia Civil, Dra Anna Claudia, revela que conta com um efetivo de 15 policiais. O grupo dispõe de 8 inspetores e 5 escrivães. Apesar de apenas duas viaturas estarem disponíveis, sendo que uma delas está atualmente com problemas mecânicos, a profissional avalia que é possível cobrir as ocorrências que envolvem 14 municípios do Sertão Central, com uma população equivalente a cerca de 400 mil pessoas.

Dra. Anna ainda ressalta que dos 4 homicídios ocorridos em Quixadá neste ano, 3 deles já foram elucidados. Indagada sobre as condições de trabalho da polícia, ela demonstra confiança, mas abre uma ressalva: “Oferecer um atendimento perfeito é humanamente impossível nestas condições. Mas a gente faz o que pode. Não é culpa nossa essa situação”. Ela também pede que a população continue ajudando a polícia través de denúncias anônimos que, segundo diz, são levadas bem a sério pelos policiais.

11104154_738690676244863_71795500_n

Os representantes da OAB se dividiram em comentar acerca da estrutura da polícia no Ceará, das políticas de segurança público e do que se pode esperar para o futuro. A OAB tem sempre um papel importante nas discussões de interesse público.

A edição especial do programa Sertão Cidadão é apresentada em cada último sábado do mês, das 10 às 12 horas. Em abril, o tema de imensa relevância para Quixadá a ser debatido será Saúde Pública.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. – como recomenda a onu(set. seguranca publica), para cuidar com satisfacao de 400 mil pessoas, como disse a sra delegada, seriam necessarios e de bom tamanho, um efetivo de 2000 mil policiais. . . que deus nos ajude !!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.