Canindé: 25 toneladas de medicamentos vencidos são encontrados no almoxarifado de secretaria

- por
  • Compartilhe:

No almoxarifado da Secretaria de Saúde de Canindé, no sertão central do Ceará, foram encontrados cerca de 25 toneladas de medicamentos vencidos. De acordo com a Prefeitura dentre os medicamentos estão: xaropes, injeções e comprimidos.

O caso só veio a público após um servidor comunicar a atual Secretária de Saúde do Município Amélia Queiroz sobre o problema, que comunicou a Policia Civil e registrou o Boletim de Ocorrência.

O vereador Chico Justa comentou sobre o caso e acredita que parte dos medicamentos venceram por falta de organização e planejamento.  “O resto foi adquirido com o prazo de validade vencendo mais uma forma de impulsionar a lavanderia industrial que foi instalado em Canindé para lavagem do dinheiro público”, denunciou o vereador.

De acordo com a Prefeitura, uma montanha com aproximadamente 25 toneladas de medicamentos, como xaropes, comprimidos e injeções com data de validade vencida será incinerada. São várias caixas empilhadas com medicamentos que nem chegaram a ser enviados aos postos de saúde da cidade.

Canindé - política 01Segundo documento(foto ao lado), os medicamentos vencidos vem sendo estocados desde do ano de 2010. O problema já havia sido comunicado pela gestão “Você Faz Parte”, no ano de 2013. O ofício emitido no dia 02 de Janeiro de 2013 e recebido no dia 08 de janeiro do mesmo ano, mostra que o caso foi comunicado a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, onde foram passadas informações atualizadas do estoque vencido.

Os medicamentos fazem parte da Compra Centralizada do Governo Estadual. Algumas vezes, são recebidos pelos municípios, quantidade acima do programado e próximo de vencer.

Segundo a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nenhum município pode fazer incineração de medicamentos, por causar uma contaminação química ao meio ambiente. O Governo do Ceará iniciou um processo de licitação para fazer a contratação de empresa especializada para atender todos os municípios do Estado, mas a contratação ainda não foi concluída.

Canindé não é o único município do Estado a ter medicamentos vencidos estocados, estimasse que quase todos os municípios estão na mesma situação.

O prefeito afastado, Celso Crisóstomo, lamentou a atitude do vereador Chico Justa de querer colocar a culpa na sua gestão.

“O Sr. Chico Justa, numa tentativa de “brigar” invés de “administrar” fez ataques ferozes quanto aos medicamentos vencidos”, disse o prefeito.

 

Fonte: Canindé OnLine




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.