Quatro truques de retórica que políticos suspeitos usam para negar crimes

- por
  • Compartilhe:

JMS-nudo-mentirosoO colunista Reinaldo Polito, do Universo On-line, publicou recentemente quatro truques de retórica usados por políticos quando acusados de cometer crimes. Analise-os e veja se você já havia percebido tais reações em políticos que você conhece.

1 – O susto inicial

Assim que são acusados, a primeira reação é a de se mostrarem surpresos, incrédulos, como se não entendessem os motivos que levaram alguém a contar todas aquelas mentiras. Essa seria a atitude de uma pessoa inocente. Portanto, tendo culpa ou não, a reação será sempre a mesma. Alguns vociferam, outros demonstram tranquilidade, mas o objetivo é o mesmo – passar a imagem de inocente.

2 – Baixada a adrenalina

Superado o primeiro momento, quase sempre, o acusado procura desqualificar quem o acusou. Seja alguém com culpa comprovada, atuando como delator. Seja um adversário político, um órgão de imprensa. Seja uma autoridade responsável pelo caso, um juiz, um delegado, um promotor.

Como o acusador nem sempre é muito conhecido, a intenção do acusado é mostrar que ele não tem reputação, autoridade moral, competência, imparcialidade, ou passado ilibado. Portanto, não tem credibilidade, e suas palavras não devem ser consideradas.

3 – O momento do contra-ataque

Se os fatos forem contundentes, o próximo passo dos acusados é mostrar que são perseguidos por interesses políticos. Afirmam que suas ações contrariam posições adversárias, e por isso seus desafetos se valem de mentiras para atacá-los. Geralmente o nome dos algozes não é citado. Quanto menos identificado for o suposto grupo que o atacou, menores serão as chances de que sejam contestados.

4 – As estratégias legais

Para as táticas objetivas de defesa, algumas linhas são bastante conhecidas. Se as acusações não puderem ser provadas com fatos concretos (lembrando que corruptos quase nunca deixam rastros evidentes de seus crimes) e se basearem em hipóteses, a defesa é feita pela simples negação.

Ora, quando não há como provar, basta negar que o crime tenha existido, ou, pelo menos, cometido por ele. Alguns condenados no caso do mensalão, por exemplo, só foram presos porque os juízes entenderam que houve o “domínio do fato”. Mesmo não encontrando “recibo de culpa assinado”, o crime não poderia ter ocorrido sem o conhecimento e a participação do acusado.

E aí? 

E aí? Você já viu alguma dessas reações em políticos que você conhece? O que acha que isto significa? Qual a sua avaliação sobre eles agora? Como você se sente em relação a eles? Comente no espaço abaixo ou nas redes sociais onde o link deste texto aparece.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Sempre vemos políticos desse tipo, como a própria imprensa noticia, ou seja, vemos mais políticos suspeitos de praticarem crimes do que bons políticos, pois políticos realmente servidor do povo e da Nação e preparados em todos sentidos é coisa rara no Brasil. No Brasil o que impera na política são aqueles parlamentares que buscam só os interesses políticos, os interesses de grupos, enfim interesses que visam somente o capital, o domínio das classes abastadas sobre as classes pobres e necessitada, pois o deus deles é o dinheiro (Mamon). Olha, tais políticos são os melhores atores desse pais, pois representam muito bem o personagem herói, super-homem, salvadores da pátria. Maus políticos dissimulam muito bem, são mestres nessa arte de ludibriar e fantasiar as classes mais pobres e menos esclarecidas. Maus políticos serão sempre assim, mentirosos, sempre se sentindo ao mesmo tempo as grandes vítimas, por sinal deles mesmos e ao mesmo tempo os implacáveis intocáveis imprescindíveis para continuar nas gestões de governos municipais, estaduais ou federais, mas tudo por dinheiro e ostentação, pois sentem os iluminados. A maioria desses políticos são discípulos daqueles verdadeiros traidores da nossa Pátria, pois estão do lado dos que querem entregar tudo nas mãos dos que detêm o capital, dos banqueiros, grandes empresários, e que querem entregar as obras públicas, o patrimonio público nas mãos das multinacionais, vendendo por preços baixo e tirando na realidade a capacidade sim de serem criados mais empregos e também a capacidade de haver mais divisão de renda, menos desigualdades regionais. Esses tipos de políticos corruptos estão sempre querendo entregar o nosso país nas mãos das grandes potências, vendendo ao povo aquela imagem, com o apoio do PIG, de que o mundo capitalista é único capaz de ter todas as soluções, mas como, se somente 07 nações no mundo, com exceção do Brasil, querem se apoderar de todas as riquezas dos outros países e ditarem todas as regras no tocante a política financeira entre outras questões.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.