Após reportagem Prefeitura de Quixadá culpa governo João da Sapataria por descaso e limpa cemitério

- por
  • Compartilhe:

Na manhã da última segunda-feira (24) a TV Monólitos veiculou matéria denunciando o descaso por qual passava o Cemitério Público Municipal Nossa Senhora do Carmo, no município de Quixadá. A reportagem, que foi sugestão de diversas pessoas que possuem familiares ali sepultados, mostrou como o mato tomava de conta do local, bem como restos de caixões que foram encontrados ao longo de todo o cemitério.

Neste ano, o cemitério ainda não tinha passado por nenhum trabalho de capinação, entretanto, após a repercussão da reportagem, a Prefeitura de Quixadá, realizou uma operação para limpeza do Nossa Senhora do Carmo.

A TV Monólitos, assim como vários veículos de comunicação, cumpre o seu papel, sobretudo ao mostrar, na matéria citada, o que não é visto pelos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

O grupo de Comunicação agiu de acordo com o que o professor Eugenio Bucci, da Universidade de São Paulo (USP), em artigo intitulado “O papel da imprensa livre”, destaca: “A imprensa também é uma instituição. Nesse caso, uma instituição que ultrapassa de longe as fronteiras do Estado e que tem suas bases na sociedade, diretamente. Ela é anterior e posterior ao Estado. Redações independentes constituem territórios livres do poder do Estado – aqui, como em poucos outros lugares, podemos visualizar com clareza o modo como a liberdade adquire materialidade quando impõe limites ao poder do Estado. Podemos entender a liberdade como um campo em que o poder do Estado não consegue agir. Por isso as redações independentes são indispensáveis. Sem elas, perdemos a prerrogativa de olhar o poder pelo lado de fora, por meio de núcleos (as redações) que dispõem de uma gramática própria, de hierarquias próprias, de um método próprio de ler o mundo”.

A gestão municipal informou, em seu site institucional, sobre a limpeza realizada e culpou a administração João da Sapataria, mesmo estando no poder a quase cinco meses. Foi também em seu canal de comunicação oficial que a própria prefeitura admitiu negligência com o cemitério e atacou a imprensa ao dizer que “Nesta semana, um blog local, em mais uma tentativa de responsabilizar a gestão atual pelos desmandos deixados pela gestão anterior e nunca denunciados, apresentou a realidade de abandono do Cemitério Municipal”.

O site institucional foi espaço também de reconhecimento da falta de planejamento e de que a equipe de transição formada não atingiu os objetivos esperado, pois “Assim como todas as demais áreas, é preciso tempo, planejamento e otimização no uso dos recursos e pessoal”.



Por Herley Nunes
Email:  monolitosquixada@gmail.com




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.