Ibaretama completa 29 anos de emancipação política; Governo do Estado divulga vídeo parabenizando munícipes

- por
  • Compartilhe:

Nesta segunda-feira (08) o município de Ibaretama completa 29 anos de emancipação política e administrativa. Ao longo de toda semana a prefeitura desenvolveu uma série de atividades como parte das comemorações de aniversário do município.

O topônimo Ibaretama vem do Tupi Guarani e significa ibá: fruto, árvore frutífera; e retam: terra natal, pátria, região. Sua denominação original era Serra Azul, depois o lugarejo foi denominado de São Luís e finalmente Ibaretama desde 1938. O município fica localizado no Sertão Central do Ceará, de acordo com o IBGE a população estimada em 2016 era de 13.203 habitantes.

A história de Ibaretama começa em 1905 com a doação das terras por particulares, nelas sendo construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 1909. Elevado à categoria de Município pela Lei estadual Nº 11431, de 08 de maio de 1988, desmembrado de Quixadá. Além da sede o município conta ainda com quatro distritos, Nova Vida, Oiticica, Pedra e Cal e Pirangi.

O maior reservatório é o Açude Macacos, construído sobre o leito do riacho dos Macacos, com capacidade de 10.320.337 m³ e concluído em 2007. Dentre os destaques na formação rochosa a Serra Azul chama atenção por ser o 14º mais elevado do estado, seu ponto culminante está a 748 metros de altitude, é o divisor de águas entre as bacias hidrográficas do rio Piranji e do rio Sitiá, o local é um dos maciços residuais dispersos nas depressões sertanejas do interior cearense.

A economia local é baseada na agricultura com cultivos de algodão arbóreo e herbáceo, banana, milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar e castanha de caju; e na pecuária com a criação de bovino, ovino, caprino, suíno e avícola. Ibaretama possui uma área de 877,26 km², a renda Per Capita é de R$ 3.509,75 e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – 2010 – é de 0,577, de acordo com o IBGE, número considerado baixo.

Nesta segunda-feira (08), o Governo do Estado do Ceará divulgou um vídeo em sua página no facebook parabenizando todos os munícipes pela passagem do aniversário do município.

Assista abaixo o vídeo divulgado pelo Governo do Estado do Ceará.

 




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.