TV Monólitos: Museu Jacinto de Sousa há mais de 30 anos conta um pouco da história de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

O Museu Jacinto de Sousa, em Quixadá, foi criado em 27 de outubro de 1984 sob a denominação de Museu Histórico de Quixadá. No ano de 2000 através de lei municipal passou para a nomenclatura atual como forma de homenagear o artista Jacinto de Sousa. Desde a sua criação o museu é um local para registro e valorização da cultura quixadaense.

O museu ocupa uma casa construída em 1922 por Raimundo Franklin, um dos autores do monumento localizado na praça da estação, que fica em frente ao museu. O acervo do local é composto de utensílios domésticos, mobiliários, fotografias, objetos, dentre outras peças.

Você sabia que o ex-presidente Marechal Castelo Branco passou sua última noite em Quixadá? Os móveis do quarto onde descansou o militar estão exposto no Museu Jacinto de Sousa. Assista a matéria sobre o acervo existente no Museu e confira, também, a primeira máquina de cinema de Quixadá, os “equipamentos” utilizados para extração dos dentes dos escravos, dentre vários outros objetos.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.