A população de Quixadá aplaudiu uma comissão dos concursados que realizou uma manifestação na manhã desta quinta-feira (07), na Avenida Plácido Castelo, no centro da cidade, durante o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro. Durante o evento, os aprovados no concurso público da Prefeitura de Quixadá, realizado em 2016, organizaram um protesto, mesmo depois de um dos organizadores do evento ter tentado impedir (ver no vídeo abaixo).
Com faixas e cartazes que remetiam a nomeação, bem como palavras de ordem, os manifestantes mandaram um recado às autoridades públicas do município. “Senhor prefeito e vereadores, concurso público não é opção, é constituição, nomeação já!”, dizia uma das faixas.
Durante a passagem pelo corredor do desfile, os aprovados no certame foram aplaudidos pelas pessoas que acompanhavam o evento, sobretudo por ter sido uma manifestação organizada, pacífica e pela luta de seus direitos, pois o prefeito de Quixadá, Ilário Marques (PT), resolveu anular o concurso e optar por ir contra o seu partido e valorizar a contratação de servidores terceirizados.
O professor Valdecir Costa, um dos organizadores da manifestação, confirmou que tentaram impedi-los, “mas, nós fizemos de conta quem nem vimos e continuamos com o nosso objetivo de mostrar a população que lutamos pelos nossos direitos”, disse.
Os manifestantes além do apoio da população presente, também foram lembrados nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, a internauta Elilde Brito achou um desrespeito tentar impedir. “Que falta de respeito, tentar tirar da avenida pessoas que lutam pelos seus direitos, por algo justo e conquistado por mérito, esforço e dedicação”, protestou em seu perfil. Um vídeo enviado para nossa redação mostra o momento em que um dos organizadores tenta impedir a saída dos manifestantes.
Se de um lado os quixadaenses e internautas apoiam a causa dos concursados, do outro, o Sindicato dos Servidores Públicos, que também realizou manifestação no desfile, durante os oito meses de luta tem deixado de lado a causa dos aprovados, de acordo com que informou o professor Valdecir. “O sindicato queria que nós entrássemos na avenida com eles, entretanto não aceitamos, pois quando os procuramos anteriormente, eles disseram que não podiam nos ajudar porque ainda não éramos filiados. Sabemos que é uma desculpa fajuta e por isso resolvemos não irmos para o desfile com eles. Se quisessem nos ajudar estariam com a gente desde o início. Vieram atrás hoje para passar para a população a falsa impressão de que nos apoiam. É um sindicato, infelizmente, totalmente partidário”, lamentou.









É um verdadeiro absurdo o que esse prefeito está fazendo com pessoas que se dedicaram horas de estudo. Em busca de um sonho. Ainda diz ser um prefeito do.povo que pensa no coletivo. No entanto o colerivo dele se retrata apenas em sua individualidade. Mais creio em Deus e na justiça que tudo irá terminar bem.