“Pão e circo”: Prefeitura de Banabuiú pretende gastar quase R$ 2 milhões com eventos

- por
  • Compartilhe:

A falta de prioridades em investimentos públicos para a população, principalmente as mais carentes, tem diminuído a credibilidade dos políticos ao mais baixo nível na história do Brasil. Nem mesmo os “gritos das ruas”, e a resposta da justiça, foram suficientes para despertar a sensibilidade da maioria dos gestores. Nas prefeituras cearenses essa falta de prioridade se agrava graças à cultura do “PÃO E CIRCO” adotada por muitos prefeitos.

Em Banabuiú, por exemplo, existem problemas graves nas áreas de saúde, educação, moradia, saneamento, contudo o prefeito Edinho Nobre prefere torrar uma grande quantia do dinheiro público com eventos artísticos e festividades, em detrimento as necessidades urgentes da população carente.

Acontece que, a prefeitura de Banabuiú realizou o seu tradicional carnaval, evento que já consta no calendário turístico do município e atrai uma grande quantidade de visitantes, para isso foram gastos quase R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) em atrações artísticas e infraestrutura para que o evento pudesse ser realizado. Porém a administração municipal resolveu publicar um edital de licitação, marcado para acontecer no próximo dia 16 de abril, para selecionar a melhor proposta para futuras e eventuais contratações de serviços de execução de eventos artístico e festividades de interesse da Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Banabuiú. De acordo com o edital toda essa “farra” com dinheiro público foi orçada no valor de RS 1.535.229,94 (Hum milhão, quinhentos e trinta e cinco mil, duzentos e vinte nove reais e noventa e quatro centavos).

Prefeitura realizará licitação de quase 1,6 milhão para realização de eventos

Caso a gestão opte por gastar todo esse dinheiro, o valor despendido somente em eventos, no pequeno município do Sertão Central, chegará próximo aos dois milhões de reais, um valor exorbitante para um cidade que tem problemas graves em vários setores da administração municipal. Uma completa inversão de valores. Em época de crise econômica, a política do pão e circo, aplicada pelos políticos populistas sem compromisso com coisa pública, não pode se sobrepor aos serviços essenciais que devem ser oferecidos a população.

Procurada, a assessoria de comunicação informou que o Governo Municipal de Banabuiú, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio esclarece e enfatiza que a publicação do referido valor trata-se somente da realização de um pregão presencial para registrar preços através de uma ata, amparada pela Lei 10.520/2002 e o Decreto Municipal 003/2017, e que não indicam necessariamente, que o valor será gasto por completo. É necessário esclarecer também que o valor refere-se A PREVISÃO DE INVESTIMENTOS para o período de ATÉ DOIS ANOS para todos os eventos do município, tal como Carnaval e Banartes, eventos de fins de ano e datas comemorativas, todos com uma enorme força cultural, turística e de desenvolvimento econômico, e que injetam uma grande economia ao município. Por fim o Governo Municipal de Banabuiú esclarece que a ata de registro de preço foi a opção escolhida pelo município por se mostrar a mais viável, uma vez que permite, sempre quando necessária a realização de um evento, que este seja feito com amparo legal perante a justiça.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.