Quase 700 famílias que vivem no entorno do centenário Açude do Cedro, em Quixadá, estavam bastante apreensivas, isto se deve pelo fato de que elas foram surpreendidas com um comunicado assinado pelo Chefe da Unidade de Campo do Baixo Jaguaribe do Departamento Nacional de Obras Conta as Secas – DNOCS, José Audisio Girão Barreto, concedendo prazo mínimo para deixarem suas residências. Várias dessas famílias estavam há décadas morando nessas terras, e muitas relatam que não tem nem onde morar caso tenham que obedecer a ordem imposta pelo órgão.
Estiveram reunidos na reunião na manhã desta quarta-feira (01) o Presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, o Deputado Estadual, Danniel Oliveira, o Superintendente da Funasa, Ricardo Silveira, e o Chefe de Gabinete do Diretor Geral do DNOCS, Rogério Nogueira Pinheiro, para tratar sobre a provável expulsão dessas famílias que vivem no entorno do reservatório. Eunício pediu tranquilidade para as famílias e garantiu que elas não serão expulsas pelo DNOCS.
“Não vai ser o DNOCS que agora vai mexer com homens e mulheres pobres de Quixadá, pelo menos enquanto eu for senador. Fiquem tranquilos” disse Eunício Oliveira.
“Não podíamos ficar inerte em perceber que centenas de famílias quixadaenses podiam ser prejudicadas e a gente não fazer nada. Agradecemos o Senador Eunício e o Deputado Danniel pelo apoio e por assegurar as moradas dos nossos irmãos” agradeceu Ricardo Silveira.
“Após essa reunião ficou acertado que o DNOCS irá fazer apenas o recadastramento dessas famílias. O DNOCS não tem interesse algum em retirar aquelas famílias que estão no entorno do reservatório do Açude do Cedro” garantiu o Chefe de Gabinete, Rogério Pinheiro.
Assista o vídeo em que o Senador Eunício Oliveira garante a permanência das famílias no entorno do Açude do cedro.



Olha esta entrevista e porque não dizer, esta decisão de não mover ou retirar os posseiros de sua casa ou sítios, foi uma decisão correto.