TRE nega recurso e secretário da gestão que estava afastada sob suspeita de corrupção continua condenado por compra de votos

- por
  • Compartilhe:

Na última sexta-feira (23), o prefeito afastado por comandar suposto esquema de corrupção dentro da Prefeitura de Quixadá, Ilário Marques (PT), foi reconduzido ao cargo, entretanto suas ações demostram que os meses afastado não fizeram com que ele mudasse de atitude. O petista manteve o seu secretariado, gestores que levaram o município a uma crise institucional e financeira. Entre eles, o ex-vereador, Kleber Júnior que continua a frente da Secretaria de Agricultura.

Kleber Júnior, de acordo com a justiça, nunca teve a honestidade como uma de suas qualidades, pois a juíza Dra. Ana Cláudia Gomes de Melo, em 11de maio de 2017 no resultado de uma ação contra crime eleitoral cometido pelo secretário nas eleições de 2016 disse que “a conduta de Kleber Júnior atentou contra o regime democrático, uma vez que tais práticas remontam a época do coronelismo político, onde o voto era trocado por dentaduras, telhas, tijolos, etc… O acionado golpeou duramente o processo democrático, com suas práticas ilícitas … em uma região do país marcada pela pobreza e pela ignorância; não primor em tentar dar um bom exemplo de democracia … ao contrário partiu para a prática de expedientes espúrios e vergonhosos…”, sentenciou a juíza da 6ª Zona Eleitoral à época.

Na ação foi pedida busca e apreensão e foram encontrados 142 óculos de grau, 26 envelopes com descrições de óculos, 74 vales consultas oftalmológicos, centenas de santinhos do candidato e ainda vários envelopes contendo óculos.Todo material, de acordo com a sentença, seriam utilizados na compra de votos.

Após a decisão de 1º grau, Kléber Júnior se socorreu a via recursal, porém a justiça eleitoral continua com o mesmo entendimento de que o político cometeu o crime de compra de voto. Desta vez, conforme publicação no Diário da Justiça do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará o ex-vereador ingressou com um recurso de embargos de declaração, mas a Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do TRE, negou o recurso decidindo o seguinte: “Isso posto, uma vez exaurida a jurisdição desta Corte Regional, na presente fase processual, com a prolação do decisum de fls. 263/267, não conheço da irresignação de fls. 268/273.”

Agora, Kléber Júnior entra para a lista dos políticos “fichas sujas” e dos condenados por crime eleitoral de compra de votos. Contudo, tal fato só macula mais ainda a imagem política da Terra dos Monólitos, que já está possuída de angústia por ser governada por um prefeito condenado por falsificação de documentos e por já ter sido afastado do cargo em decorrência de uma operação policial comandada pela PROCAP para investigar o desvio de verba pública dos quixadaenses.

Abaixo você pode conferir a decisão da Juíza da 6ª Zona Eleitoral quando condenou o secretário por compra de votos:




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.