Assista: Prefeito de Quixadá confirma que rejeitou verba que beneficiaria moradores da Juatama para proteger aliado

- por
  • Compartilhe:

 

Os moradores de Juatama, em Quixadá, ficaram boquiabertos com a atitude do prefeito Ilário Marques (PT), pois, ele, para defender um aliado político, fez com que o município perdesse uma verba que beneficiaria o distrito com um calçamento. O dinheiro para obra era oriunda de uma emenda parlamentar do deputado federal André Figueiredo, que atendeu um pedido do vereador Louro da Juatama que é oposição a atual administração municipal.

O fato veio à tona na sessão solene de posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal, realizada no dia 2 de janeiro, quando Louro da Juatama solicitou explicações do chefe do Executivo quixadaense sobre o retorno da verba. Como de costume, o petista disse que a culpa foi da administração anterior, a de João da Sapataria. O alcaide informou que a verba havia voltado antes mesmo de assumir a chefia do Executivo.

O parlamentar contestou a declaração do prefeito e disse que em encontro posterior iria demonstrar que quem perdeu a verba foi a atual gestão, no dia 8 de julho de 2017. A questão foi esclarecida na sessão de abertura dos trabalhos legislativo deste ano, realizada no último dia 6 de fevereiro.

O prefeito assumiu que perdeu a verba. Mas o que impressiona é o motivo. Ele disse que deixou a população de Juatama esperando pela obra porque fez outra muito maior. “De fato você tinha razão. O André Figueiredo a pedido do Louro fez uma emenda, em 2015 de R$ 248 mil para fazer um calçamento na rua que dava saída lá para pista. Então, já em junho de 2017, nós abdicamos efetivamente do recurso, não tinha como cumprir aquela meta com o dinheiro que era insuficiente.  Agora, nós estamos programando para fazer ou com recurso do estado ou com recurso próprio, o calçamento, que não tem a exigência de fazer a calçada”, disse Marques.

A Caixa Econômica Federal solicitou algumas documentações a Prefeitura de Quixadá e ela não cumpriu com seu tempo hábil, faltando apresentar a declaração de manutenção dos dispositivos de sinalização e a declaração do regime de execução da obra.

Vale salientar que de acordo com o projeto, o recurso era destinado para pavimentação em pedra tosca de algumas ruas na sede do Distrito de Juatama no município de Quixadá, com um valor de repasse, oriundo do Ministério das Cidades, de R$ 245.850,00 (duzentos e quarenta e cinco mil, oitocentos e cinquenta reais).

O vereador Louro Juatama, lembrou que acompanhava a possível liberação do recurso da emenda do deputado André Figueiredo desde que solicitou o projeto ao parlamentar. Louro entregou cópias dos documentos sobre o desinteresse da gestão pelo recurso aos colegas. “O prefeito se contradisse. Ele disse que eu estava mal informado, mas na realidade ele é quem estava. Eu sabendo que o ele disse era inverídico, disse que ia mostrar através de documentos que ele estava errado”, disse.

Nos bastidores da política local, o que se comenta é que Ilário quis conter o crescimento do vereador, pois atrapalharia o plano de um dos seus aliados, o secretário de Esporte do município, Audênio Moraes, que disputa votos com Louro no distrito e é pretenso candidato, novamente, nas próximas eleições.  “Eu entendo perfeitamente que a entrega desses documentos é coisa simples, o que houve aí foi má vontade da gestão”, finalizou o vereador. Assista abaixo o vídeo da declaração do prefeito.

 




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. ESSE FILHO DO DEDÉ PRETO É UMA VERGONHA ATÉ PARA QUEM SE ASSEMELHA A ELE.

  2. Em outras ocasiões o Ministério Público já teria agido e feito busca na Prefeitura e de posse deles ingressava com pedido de afastamento imediato dese péssimo gestor. Isso é um enorme absurdo, donde já se viu um prefeito de uma cidade paupérrima, imensamente carente de quem a ajude permitir-se perder quase 250.000, 00 por que a verba foi conseguida por adversário político. Cadê os aliados do prefeito que não conseguem nada para Quixadá? E os seus deputados???????

  3. Não entendo porque existe Veriador e Prefeito brigando por posições diferentes, eles não deveriam todos ser a favor do município?

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.