A Superintendência da Funasa no Ceará irá inaugurar no próximo dia 10 de maio, em Quixadá, o primeiro poço profundo, perfurado pela a instituição no Brasil, que será mantido por energia solar. O poço fica em um dos bairros mais pobres do município, no Campo Novo, no assentamento Jean Silva, onde o acesso a água e a energia elétrica é precário.
O benefício foi implementado pelo projeto PerfurAção, programa idealizado pelo superintendente da Funasa no Ceará, Ricardo Silveira, que em um ano de existência perfurou e instalou 380 poços em mais de 40 municípios do estado.
Para comemorar um ano do PerfuraAção, a Funasa realizará um evento no próximo dia 10 na Câmara de Dirigentes Lojistas de Quixadá, a partir das 8 horas da manhã. Na ocasião será entregue os certificados, com selo de garantia, pata todas as comunidades que foram beneficiadas pelo projeto.
O superintendente do órgão no estado comentou sobre o evento e também falou do poço mantido por energia solar. “O encontro do dia 10 reunirá as comunidades beneficiadas com poços profundos. Além disso, iremos, eu e o presidente nacional da Funasa, Ronaldo Nogueira, inaugurar o primeiro poço profundo perfurado em todo Brasil pela Funasa mantido através da energia solar, uma ação que vai beneficiar os moradores do assentamento Jean Silva, e posteriormente servirá de modelo para a implementação em todo país”, disse Ricardo Silveira.
Energia Renovável
O mundo evolui cada vez mais rápido a nível tecnológico, foram introduzidas nos últimos anos uma séria de novas tecnologias no aproveitamento de energias renováveis como é o caso da energia solar térmica e fotovoltaica. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia solar é uma forma limpa porque não produz resíduos poluentes e gases de efeito estufa. Ela é sustentável porque é gerada por um processo natural que se repõe constantemente, a emissão de raios solares.


