A Escola Irmã Ruth, de Banabuiú, completou um ano de funcionamento como Escola de Tempo Integral neste mês de abril. A proposta da escola é a de transformar a realidade de um bairro pobre e carente por meio da educação, e chega ao seu primeiro ano de funcionamento colhendo frutos.
Desde que passou a funcionar em tempo integral, a rotina do Irmã Ruth passou por grandes mudanças. Agora, a unidade inicia seu funcionamento às sete da manhã, e só finaliza pouco antes das três da tarde. Para os alunos são servidas três refeições, escolhidas a partir de uma avaliação nutricional. Além de ter 70% do currículo preenchido com as disciplinas da base comum, os alunos também fazem oficinas e projetos, e chegam a tomar banho na escola.
Somadas, as iniciativas e o trabalho pedagógico colocado em prática mudou a realidade não só da escola, como do bairro onde a unidade de ensino está inserida, a Creche. Antes considerado como abandonado, perigoso e acumulando altos índices de crimes motivado por drogas, hoje a realidade do lugar é outra. A diretora Lucivanda Nobre e a coordenadora Ana Neris Mesquista partilham dessa opinião.
“Foi uma mudança completamente radical, porque trabalhar em dois períodos e de repente passar sete horas na escola, foi surpreendente”, avalia Lucivanda. Ana Neris chama atenção para algumas questões do dia a dia da escola que, para ela, representam a mudança tão almejada do projeto. “A escola está com um ano que foi limpa e até agora ela se mantém bem limpinha. Hoje não vemos paredes pixadas, cadeira quebradas, as nossas plantas se mantém, então, eu trabalho aqui desde 1997 quando ela foi fundada, e posso dizer que com a chegada do Irmã Ruth, houve uma mudança bem positiva”, afirma.
O planejamento para tornar a escola em tempo integral foi um ação ousada para a prefeitura de Banabuiú. No primeiro ano de seu funcionamento, coube ao prefeito Edinho Nobre a responsabilidade de custear com os recursos próprios os gastos da escola, como alimentação, água entre outros. Os resultados podem ser vistos a partir do esforço de José Vespriziado da Silva Sousa e Vitor Kaíque dos Santos Pinheiro, os dois estudam na Escola de Tempo Integral Irmã Ruth, são moradores do bairro Creche, e foram os únicos alunos entre todas as escolas de Banabuiú a serem premiados na olimpíada brasileira de matemática.
A secretária de educação de Banabuiú, Imaculada Conceição Silveira, não tem dúvidas de que a exemplo da vitória dos dois alunos, outros resultados oriundos da rotina escolar, retratam o sucesso do projeto.
A iniciativa de promover uma mudança socioeducacional no bairro Creche não está comente com a chegada da escola. Além dela, a prefeitura de Banabuiú alocou outros investimentos para o bairro como a instalação de um CRAS, a implantação de uma brinquedoteca e o funcionamento de um posto de saúde, que deve estar operando ainda este ano.
O prefeito Edinho Nobre acredita que, juntas, essas iniciativas vão ditar um novo tempo de mudança para os moradores dali. “Nós temos um compromisso com essa gente daqui, não dava para ver as coisas aqui ficando do mesmo jeito. Por isso, nós fizemos questão de trazer posto de saúde, brinquedopraça, CRAS e o Irmã Ruth para fazer uma mudança pra esse povo aqui. Nunca esse pessoal que mora aqui tiveram acesso a tantos serviços tão perto deles, então, eu acredito que seja um trabalho com um retorno muito positivo” disse o gestor.




