Mais uma vez a população de Quixadá lotou o plenário da Câmara Municipal. Os quixadaenses estão interessados em um assunto que tem causado polêmica na Terra dos Monólitos : O lixo. O governo local quer cobrar mais um imposto, agora oriundo do motivo que levou ao afastamento do prefeito Ilário Marques (PT), em agosto de 2018. Para quem não lembra, ele foi afastado do cargo, pela Justiça, acusado de exigir propina das empresas responsáveis pelos serviços de limpeza urbana, de acordo como que apurou o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
Os vereadores tiveram um encontro na manhã desta segunda-feira (15), marcado em caráter de urgência a pedido do alcaide, que através de uma manobra tenta aprovar o projeto de taxação do lixo. De acordo com a gestão e a base aliada na Câmara, o assunto da pauta da sessão extraordinária era apenas uma indicação, através de um protocolo do Governo do Estado. Já os parlamentares que fazem oposição e a população se manisfestam contra mais uma taxa.
A sessão foi movimentada e paralisada por 15 minutos para que os vereadores analisassem se colocariam em votação ou não, pois o prefeito orientou a vereadora Rosa Buriti que retirasse o projeto de votação por medo de sair derrotado. Ao anunciar que o petista queria que o projeto fosse retirado de pauta, a população imediatamente reagiu exigindo que a votação ocorre naquele momento, contudo, os ânimos se acaloravam e o presidente interino da Câmara, Denis Dutra, suspendeu a sessão.
Após a paralisação, Denis informou que a sessão extraordinária seria retomada na quarta-feira (17) com a nova votação do projeto para aprovar a famigerada “Taxa do Lixo”. O vereador Cabo Marlin se posiciona contra mais um imposto, pois para ele “a população de Quixadá não aguenta pagar mais imposto”. Além dele os vereadores Luiz do Hospital, Evaristo Oliveira, Marcelo Ventura, Marinêz Onofre, Cesar Augusto, Louro da Juatama e Dudu já se manifestaram contra a criação de mais um imposto para a sociedade quixadaense.
Por outro lado os vereadores da base do prefeito Ilário Marques (PT) deverão votar a favor da cobrança da “Taxa do Lixo”. São eles: Rosa Buriti, Neto do Custódio, Guto da Glaudiesel, Iranildo Bacurim, Jessyca Severo, Dênis Dutra, Laércio Oliveira e Zé Maria. Já o vereador Darlan Piaba está de licença médica e, portanto, não deverá comparecer a sessão.
Assista a matéria da TV Monólitos


