O sentimento de decepção e medo de ficar sem o auxílio financeiro por participar da Banda de Música do município de Quixadá tem deixado os bolsistas revoltados. Para piorar a situação, o prefeito Ilário Marques (PT) após repercussão negativa da notícia de que ele pretende acabar com a bolsa no valor de R$ 400,00 (Quatrocentos reais) direito garantido por lei aos integrantes do grupo musical, resolveu chamar, em nota, os jovens músicos de “mentirosos”.
O ataque do petista aos alunos não parou por ai. O alcaide chamou os 30 músicos de opositores. “O projeto que foi enviado para a Câmara Municipal de Quixadá não acaba, como alegam os opositores, a Banda de Música, muito pelo contrário”, diz o petista.
Além disso, a Prefeitura cita a inconstitucionalidade da lei criada na última gestão do médico Francisco Mesquita para acabar com a bolsa, mas esconde o fato de que o atual prefeito, usando seus próprios argumentos para extinção dos direitos dos jovens bolsistas, agiu de forma errada em duas de suas administrações e durante os dois anos e meio da atual, pois pagou o que ele alega ser inconstitucional. Em qual argumento acreditar? No que ele usava para pagar os alunos durante pelo menos 10 anos ou no do projeto que ele enviou para Câmara?
A Prefeitura cita também que o pagamento da bolsa, no início da gestão petista, estava atrasada, mas não confirma se a dívida foi quitada. Os alunos informaram que Ilário Marques deu como pagamento uma piada sem graça.
A administração petista finaliza a nota, reafirmando que o prefeito chamou os alunos de mentirosos e deixa a entender que a luta dos bolsistas por seus direitos não é algo sério. “A gestão municipal reafirma a necessidade dos debates serem feitos de maneira mais séria, sincera, verdadeira e olhando sempre a realidade de ontem, de hoje e as construções feitas para o futuro”, sacramentou o alcaide.
Vale destacar que os alunos já projetam o futuro e irão participar da sessão de votação do projeto de lei de número 39/2019, que retira o direito do auxílio financeiro garantindo por gestões anteriores. O projeto será votado na próxima quarta-feira (11).
Assista a participação dos alunos da banda de música no programa 970 Graus, da TV Monólitos. A entrevista inicia por volta dos 20 minutos, confira.


