“Melhores do Ano”: Um reconhecimento aos empreendedores de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Empreender e gerar riquezas no Brasil nunca foi fácil, se um cidadão quiser se aventurar nesse segmento deverá abrir mão dos seguintes direitos básicos de um empregado formal, vejamos:

1. Jornada de Trabalho e Hora Extra; 2. 13° Salário; 3. Férias; 4. FGTS; 5. Seguro-desemprego; 6. Abono salarial; 7. Licença-Maternidade e paternidade; 8. Aviso Prévio; 9. Adicional noturno.

Assim, ser empresário além de não possuir garantias possuem os seguintes encargos em via de regra, in versus:

IRPJ: Imposto de Renda Sobre Pessoas Jurídicas; 2. CSLL: Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido; 3. PIS: Contribuição para o Programa de Integração Social. 4. COFINS: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social; 5. IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados; 6. IOF: imposto de importação; 7. ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços; 8. ISS: Imposto sobre Serviços de qualquer natureza. 9. IPTU: Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana; 10. Pagamento de 13º salário; 11. Pagamento de Adicional de Remuneração; 12.  Pagamento de Adicional de Férias; 13. Pagamento de Férias;14. Pagamento de Licenças; 15. Repouso Remunerado e Feriado; 16. Rescisão contratual; 17. Salário Família ou Auxílio Pré-Escolar.

Frente a tais fenômenos desestimulantes para empreender, mesmo assim alguns indivíduos se arriscam para se tornarem empresários em um país de cultura estatista e antiliberal que valoriza o serviço público e marginaliza o empresariado, principalmente, em regiões pobres como a nossa. Dessa forma, nada melhor do que estimular a autoestima daqueles que realmente criam riquezas em nosso Município oferendo serviços e produtos para melhorar a qualidade de vida dos quixadaenses.

O “Melhores do Ano” promovido pelo Sistema Monólitos busca saber o nível de satisfação dos consumidores quixadaenses frente aos empreendedores de vários segmentos do mercado local, abrindo possibilidade para os mais bem avaliados de que estão indo no caminho certo para a agradar seus clientes, e aos menos votados de reverem suas políticas de empreendedorismo  para atingir no ano seguinte um grau de satisfação maior. Logo, a iniciativa do Sistema Monólitos consagra a lógica do mercado, qual seja, que são os consumidores os detentores das rédeas do comércio, são eles (consumidores) quem ditam os preços, quais produtos ou serviços devam ou não permanecerem no mercado e quais os empreendedores que são aptos a atenderem a vontade de “sua majestade” o consumidor.

É louvável a atitude do Sistema Monólitos em realizar o “Melhores do Ano” valorando uma classe que culturalmente é subvalorizada por uma parcela das entidades públicas, da acadêmica e dos meios de comunicações, que esse feito se consolide ainda mais no tempo em nosso Município dando destaque aqueles empreendedores que souberam melhor agradar seus consumidores.


Por: Dr Valdovir Holanda

Francisco Valdovir Holanda de Almeida é Advogado; Especialista em Direito Tributário,
Previdenciário e Trabalhista; mestrando em Educação Empresarial; Professor de Direito
Empresarial e Economia.



Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.