EXCLUSIVO: STJ nega mais um pedido de liberdade do presidente da Câmara Municipal de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Foi publicada ontem (12) a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que negou mais um pedido de liberdade do presidente da Câmara de Quixadá, Ivan Construções (PT). Desta vez, a sua defesa tentou a soltura através de um recurso extraordinário, mas o referido recurso foi negado pelo presidente do STJ, Ministro João Otávio de Noronha.

No dia 24 de abril completará um ano que Ivan está na cadeia em decorrência da operação “Casa de Palha”, que foi coordenada pelo Ministério Público e pela Polícia Civil estadual. A operação investiga crimes de desvio de dinheiro público na Câmara e na prefeitura de Quixadá. Conforme as investigações, o esquema criminoso se concretizava por meio de empresas comandadas por “laranjas”, com o objetivo de fazer a propina circular até chegar aos chefes do esquema.

Com a deflagração da operação casa de palha também foi preso o genro do prefeito Ilário Marques (PT), conhecido por Neto Dias, que sumiu da cidade desde que saiu da prisão. Na mesma operação, também foi preso o empresário Ricardo de Sousa Araújo, mas este já pediu formalmente ao Ministério Público para fazer colaboração premiada, sendo que os detalhes da delação ainda estão sob o segredo de justiça.

Com mais esse pedido negado, piora ainda mais a situação da atual gestão municipal porque Ivan continua como presidente do Poder Legislativo, mesmo estando no presídio há quase um ano, circunstância esta que só desgasta moral e materialmente tanto a prefeitura quanto a câmara. Há indícios de que milhões tenham sido desviado dos cofres públicos através desse esquema. Enquanto isso, a população sofre com uma das piores gestões da história da Terra dos Monólitos. A educação e a saúde são as áreas mais afetadas com o caos. Para se ter uma ideia, até o dinheiro do reajuste dos professores sumiu, pois o prefeito ainda deve parte do reajuste de 2018 e este ano, de forma inusitada e absurda, parcelou o reajuste de 2020 em três vezes.

É fato que o atual prefeito é ligadíssimo ao vereador Ivan e tanto é assim que presidente presidiário foi eleito e reeleito para ser o presidente da Câmara de Quixadá no atual mandato, com a votação unânime dos vereadores que compõe a base do prefeito, tudo isso aliado ao fato de que estes mesmos vereadores votaram ainda duas vezes para não afastar Ivan da presidência e mantê-lo no comando da casa legislativa diretamente da cadeia.

Nos bastidores da política que cerca o paço municipal comenta-se que, em face da sua ligação com o Alcaide, se Ivan conseguir sair da cadeia antes das eleições municipais poderá ser o candidato a vice-prefeito de Ilário Marques no próximo pleito ou ainda o candidato a prefeito do PT, caso Ilário seja barrado pela “lei da ficha limpa”, já que possui condenações por órgão colegiado. Mas enquanto isso, as investigações continuam. Se por um lado a operação “Casa de Palha” já resultou em oito denúncias criminais na Justiça, por outro, a operação “Fiel da Balança”, que já afastou o prefeito investigado por corrupção, até o presente momento, não apresentou nenhuma conclusão, significando que tem mais investigação em andamento.

Veja a decisão do presidente do STJ.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.