Vereador Cabo Marlin cobra Código de Ética para que presidente da Câmara, que está preso, seja destituído do cargo

- por
  • Compartilhe:

Nos últimos meses, a população de Quixadá tem cobrado dos vereadores a destituição de Ivan Construções (PT) da Presidência do Parlamento local. Desde que ele foi afastado e preso em decorrência da Operação “Casa de Palha”, em abril de 2019, os quixadaenses pagam dois dirigentes da mesa diretora. Além dele, os contribuintes desembolsam o pagamento do interino, o também petista, Denis Dutra.

A situação vem se perdurando há quase um ano, mas poderia ser resolvida com um projeto de lei que daria poderes aos parlamentares de decidir sobre o futuro de Ivan Construções na mesa diretora, pois ele se mantém no cargo de presidente porque o referido projeto nunca foi criado pela Câmara Municipal de Quixadá. Trata-se do Código de Ética do Legislativo quixadaense, que daria poder ao parlamento de destituir e julgar a permanência do vereador encarcerado na Presidência da casa.

O que é visto no Legislativo local é um desinteresse do substituto de Ivan na elaboração e na votação do projeto do Código de Ética, que é tido como uma forma de proteção de seu correlegionário. Os vereadores de oposição ao prefeito Ilário Marques (PT), se sentem incomodados com a situação e cobram celeridade na votação do projeto. Cabo Marlim não tem gostado na da demora de votação de implementação do Código de Ética. Ele criticou e cobrou o presidente interino, Denis Dutra, na sessão do último dia 10 de março pela proteção ao correlegionário. “Senhor presidente, eu gostaria de saber de vossa excelência, sobre o projeto de Código de Ética, por qual motivo ainda não entrou na pauta?  Vamos terminar este mandato e não vai entrar na pauta esse projeto do Código de Ética? Nós temos que dar satisfação a nossa sociedade”, comentou.

Cabo Marlim lembrou que o projeto dará a Câmara o poder de tomar as medidas para que a população deixe de pagar a dois presidentes. “Eu acho mais do que justo este projeto para que a gente possa tomar as medidas cabíveis com esta situação, porque o que se comenta na cidade é que a gente esta sendo acuado e não vai tentar resolver esta situação e deixa rolar. Eu acho mais do que justo vossa excelência providenciar esse Código de Ética o mais rápido possível”, frisou o parlamentar.

Assista o pronunciamento do vereador Cabo Marlin.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.