Com a pandemia do coronavírus está sendo necessário algumas mudanças dos hábitos da população, isso para reduzir a velocidade e a taxa de disseminação da doença. Uma das mais importantes é manter um afastamento de, no mínimo, dois metros de outras pessoas no supermercado, farmácia ou durante atividades necessárias fora do domicílio – atividades que não infringem a quarentena sugerida pelos especialistas.
A orientação é baseada na densidade e na capacidade de alcance das gotículas expelidas por uma pessoa com sintomas respiratórios ao falar, ao tossir ou espirrar. Apesar da segurança dessa medida, os especialista destacam que as mesmas gotículas podem decantar em alguma superfície e prosseguir oferecendo risco de contaminação. Além disso, para evitar contato com o microrganismo, a higienização do ambiente e pessoal deve ser redobrada e priorizada.
Confira outras ações que ajudam a prevenir a contaminação e proliferação da doença, além, claro, de lavar as mãos sempre que possível:
Ao tossir ou espirrar, não cubra a boca ou nariz com a mão. A recomendação é usar um lenço, que deve ser imediatamente descartado após o uso, ou realizar essas ações com o antebraço ou cotovelo.
Não compartilhe objetos pessoais, como celular, copos, talheres e, até mesmo, notebooks.
Evite aglomerações.
Beijos, abraços e apertos de mão, por enquanto, devem ser substituídos por saudações sem contato físico.


