A quarentena imposta pela pandemia da COVID-19, o novo coronavírus, mudou a rotina de milhões de brasileiros, sobretudo dos trabalhadores informais, que com o isolamento social viram suas rendas reduzirem ou até mesmo não conseguir levar nenhum dinheiro para casa, já que não estão podendo trabalhar.
Em Quixadá, o auxílio emergencial do Governo Federal tem feito a população perder o medo do coronavírus, esquecer as recomendações do órgãos de Saúde e passar a noite na fila da Caixa Econômica Federal para tentar realizar o saque da ajuda governamental.
A equipe da TV Monólitos foi até o centro da cidade, na noite desta quarta-feira (29), e mostra que a fila em busca do saque é longa e que muitas pessoas vão passar a madrugada no relento, esperando a abertura da agência da instituição financeira, que ocorre apenas às 9h da quinta-feira. Alguns foram mais espertas e levaram redes para superar o cansaço de horas de espera.
De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) algumas medidas devem ser adotadas para evitar o contágio da COVID-19, como as pessoas manterem a distância de pelo menos um metro uma da outra e o uso obrigatório de máscaras, o que não tem sido cumprido por muitos do que estão na fila. Vale salientar que nem a Caixa Econômica e nem a Prefeitura de Quixadá têm orientado as pessoas que passam a noite a espera do auxílio, o que pode fazer com que o Ministério Público faça novas recomendações a gestão municipal ou até mesmo ajuíze ação contra a instituição e contra o Executivo local.
Quer saber mais? Assista reportagem da TV Monólitos.


