ASSISTA: “É uma tentativa de me expurgar do município”, diz médico da UPA de Quixadá que é perseguido por Ilário Marques

- por
  • Compartilhe:

O país vive um momento de incertezas com a pandemia do novo coronavírus, exigindo das pessoas e, principalmente, dos gestores públicos, ações de cuidados, atenção e união. Os profissionais da área da saúde estão na linha de frente no combate a COVID-19, e precisam ser valorizados pelo trabalho de dedicação a salvar vidas. Contudo, em Quixadá, um médico é perseguido pelo prefeito, Ilário Marques (PT), pelo simples fato de ter cobrado os equipamentos necessários para realizar os atendimentos com segurança.

Após veiculação de matéria do Monólitos Post, o médico clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pontes Netto usou, na noite desta quinta-feira (7), suas redes sociais para se defender das acusações de autopromoção, deslealdade e imoralidade por parte do alcaide.

Toda polêmica começou porque a Prefeitura de Quixadá por meio da Portaria Nº 05.05/2020, abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o Pontes Netto, que é bastante querido pelos quixadaenses.

Ao que tudo indica, o médico está sendo perseguido pelo prefeito por ter realizado postagem no último dia 14 de abril, cobrando equipamentos de proteção (EPI’S) para ele e para os colegas de trabalho. A gestão do petista deu inicio ao processo, baseado em documentos não publicizados e também em dispositivos do Regime Jurídico dos Servidores Municipais de Quixadá, como artigos 124 e 125 desta lei complementar.

A Prefeitura havia recebido quase R$ 1,6 mi do Governo Federal para ser usado nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus e até a data da postagem do clínico, não havia comprando equipamentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na postagem, realizada na noite desta quinta-feira (7), o médico disse que ficou sabendo do PAD através da matéria do Monólitos Post e classificou a atitude como “vil” e “repugnante”. “Fiquei perplexo, fiquei sabendo através das mídias sociais, da internet, que eu estou sofrendo um PAD, que é uma sigla quer significa Processo Administrativo Disciplinar, que é feito contra profissionais estatutários, concursados, quando teoricamente infligem o Estatuto do Servidor do município de Quixadá. Estou perplexo, eu fui pego de surpresa, realmente, com essa atitude vil e repugnante”, disse.

Pontes Neto lembrou, também, que durante este período de pandemia precisa estar bem equipado para o trabalho e que, em sua postagem, não havia citado nenhuma instituição especifica. “Eu estou extremamente irritado com essa situação e perplexo. Como é que pode? Por que eles colocaram isso? Provavelmente, como se tem sido veiculado ai nas redes sociais, foi porque eu fiz aquela postagem solicitando aquela questão dos EPI’s, que eu comprei com recursos próprios e solicitando EPI’s para todos e lá eu não coloquei, de maneira alguma, o nome de nenhuma instituição e nem citei a gestão do município de Quixadá, da Prefeitura. Eu falei de forma genérica, solicitando EPI’s”, comentou.

O clínico da UPA de Quixadá avaliou ainda, que, o PAD “é uma tentativa de me expurgar do município, eu acredito que seja dessa forma porque eu não baixo a cabeça para estas situações. Eu tenho que falar a verdade. Eu não vou deixar a população de Quixadá sem saber a verdade e vou praticar a Medicina de forma digna e correta, eu não vou baixar a cabeça por esse tipo de coisa”.

Vale destacar que Ilário Marques, desde do início da atual gestão, tem perseguido diversos trabalhadores do município. Além da desvalorização dos profissionais da Saúde, em seu primeiro ato, anulou o concurso público. Depois mexeu com os taxistas, no centro da cidade. Logo após, proibiu ambulantes que vendem frutas e verduras de comercializarem nas ruas do centro da cidade, ameaçou de prisão um bombeiro civil que recuperava os bueiros nas principais vias do centro. Além disso, retirou comerciantes do galpão das frutas e não disponibilizou novo espaço para eles, proibiu catadores de lixo de recolher descartáveis na lixão e tentou derrubar casas de moradores no bairro Planalto Nova Jerusalém.

Assista vídeo publicado por Pontes Netto em suas redes sociais.

https://www.facebook.com/pontesnetto/videos/2757364837720340/

 




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.