Os quilombos surgiram como uma forma de resistência ao regime escravista que antigamente vigorava no país. Lugares anteriormente descritos como redutos de foragidos, hoje são símbolos de resistência da cultura negra. A comunidade quilombola Sítio Veiga, caracteriza-se como uma comunidade negra tradicional rural, de acordo com sua trajetória histórica, dotada de relações territoriais específicas e de ancestralidade negra. O quilombo localiza-se no distrito de Dom Maurício, zona rural do município de Quixadá.
Entre 21 à 27 de novembro será realizada a XI Semana da Consciência Negra com uma vasta programação que será realizada durante toda a semana. Neste domingo (21), foi realizada a abertura oficial do evento com a realização do “Torneio Quilombola”, já nessa segunda-feira (22), acontece o jantar comunitário e na quarta-feira (24), rodas de conversa com o tema “Direitos do Agricultor”. Já na sexta-feira (25) acontece o ápice do evento, com a realização da noite cultural com desfile, apresentações culturais e música ao vivo, encerrando-se no domingo (27) com a tradicional “Dança de São Gonçalo”.
A XI Semana da Consciência Negra da Comunidade Quilombola do Sítio Veiga, conta com total apoio da Prefeitura de Quixadá através da Fundação Cultural, Governo do Estado, Secult, Instituto Dragão do Mar e Casa de Saberes Cego Aderaldo.


