Policlínica de Canindé é inaugurada e deve beneficiar mais de 210 mil pessoas

- por
  • Compartilhe:

21ª policlínica do Ceará foi inaugurada nesta terça-feira (23), em Canindé, em solenidade com a presença do governador Camilo Santana e do secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha. A nova unidade vai atender à demanda de seis municípios da Área Descentralizada de Saúde (ADS) – são mais de 210 mil pessoas que moram em Boa Viagem, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti, além de Canindé.

O chefe do Executivo estadual presidiu a cerimônia de entrega do equipamento e destacou a importância da estrutura dentro das políticas estaduais de regionalização e modernização da Saúde cearense. “São grandes especialidades médicas que vão atender aos seis municípios da Região de Saúde, com todos os equipamentos necessários para oferecer um diagnóstico de qualidade a quem procurar por este atendimento”, destacou.

Além desta policlínica, outras 20 unidades semelhantes funcionam em Baturité, Tauá, Camocim, Acaraú, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Russas, Crateús, Quixadá, Caucaia, Sobral, Campos Sales, Pacajus, Barbalha, Tianguá, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte e Crato.

Nesses equipamento de saúde, os moradores têm acesso gratuito a consultas de médicos especialistas em Cardiologia, Traumato-ortopedia, Urologia, Mastologia, Ginecologia, Clínica Geral, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Gastroenterologia. Também é oferecido atendimento multiprofissional nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia e Serviço Social.

Para a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, a chegada da policlínica vai beneficiar toda a Região. “Canindé recebe uma policlínica equipada com o que há de melhor para atender a nossa população e os moradores dos municípios vizinhos que nos procuram. É mais uma prova do compromisso do governador Camilo Santana com a nossa Saúde, o que vem acontecendo desde o início da pandemia, quando nós tivemos o apoio do Governo do Ceará para equipar o nosso hospital e poder atender a nossa população com qualidade, oferecendo o que há de melhor”.

Entre os exames ofertados no novo equipamento, estão: mamografia, audiometria, exames oftalmológicos e raio-x, todos relacionados ao perfil de policlínica tipo 1, como é classificada a de Canindé.

Marcos Gadelha pontuou que a pasta cumpre mais uma meta do Plano de Modernização da Saúde do Ceará. “Aqueles pacientes da Atenção Primária que precisam de um atendimento mais especializado vêm aqui para a policlínica e vão receber o atendimento devido. É a confirmação de que a política pública estadual de levar saúde de qualidade a quem mais precisa está de fato chegando na ponta”, avaliou o titular da Sesa.

Na estrutura, foram investidos em obras e equipamentos R$ 9.313.405,13, recursos exclusivamente do Governo do Ceará.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.