“Cultura Agosto Popular” resgata tradições e cultura popular em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

A Prefeitura de Quixadá por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Cultural realiza nesta quinta-feira (25), a segunda edição do “Cultura Agosto Popular”.

O evento marcado para iniciar às 18h em frente a Casa dos Saberes Cego Aderaldo, irá seguir às 19h para a Praça da Cultura Gladson Martins, em forma de cortejo, embalado pelo som da Banda de Música Municipal e grupos populares.

A Cultura Agosto Popular é um mês dedicado à cultura de raiz, a memória, história e tradições do povo quixadaense, com o objetivo de homenagear grupos coletivos que se mantêm vivos mesmo após gerações.

No evento, serão homenageados os grupos: Capoeira Arte e Liberdade, Dança de São Gonçalo, Reisado Boi Coração e Grupo Cultural Dom Maurício.

Para o Secretário de Cultura, Clebio Viriato, esse é um momento rico e de forte manifestação cultural. “Com a realização da II Cultura Agosto Popular se mantém viva no município não só a cultura, mas tudo que ela traz consigo, como as lutas e conquistas de um povo. Para nós quixadaenses reconhecer e valorizar essas manifestações culturais nos enche de orgulho, e mais que isso, contribui para que nossas crianças e jovens possam ter uma formação cidadã voltada ao conhecimento, reconhecimento e propagação dessa cultura raiz”, enfatizou o secretário.

Conheça cada grupo homenageado no evento “Cultura Agosto Popular”:

Capoeira Arte e Liberdade – Tem como fundador o Mestre Edvaldo, que junto de seus alunos, há quase 10 anos vem desenvolvendo com compromisso e responsabilidade o trabalho de levar a capoeira à crianças, jovens e adultos, em diversos distritos e comunidades.

Dança de São Gonçalo – O grupo é capitaneado pelo Mestre Joaquim Roseno, da Comunidade Quilombola do Sítio Veiga e tem mais de 60 anos. Com força e resistência vem mantendo viva essa tradição herdada de seus antepassados.

Reisado Boi Coração – O grupo tem mais de 70 anos de existência e é a maior referência do reisado da região, liderado pelo Mestre Chico Emília.

Grupo Cultural Dom Maurício – Há mais de 35 anos vem mantendo vivo nos festejos populares, como o espetáculo da Paixão de Cristo e a Semana Cultural de Dom Maurício.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.