O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 46 cidades do País atingidas por desastres. A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição desta segunda-feira (27) do Diário Oficial da União (DOU).
As cidades de Dom Basílio e Tanhaçu, na Bahia; Itaporanga, na Paraíba; Afogados da Ingazeira, Afrânio, Jataúba, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Riacho das Almas, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte, Triunfo e Vertentes, em Pernambuco, e São Tomé, no Rio Grande do Norte, passam por estiagem. O mesmo ocorre com os municípios gaúchos de Canudos do Vale, Centenário, Coxilha, Dois Lajeados, Mostardas, Nicolau Vergueiro, Nova Prata, Passo Fundo, Santa Clara do Sul, Santa Vitória do Palmar, Sete de Setembro, Soledade, Teutônia, Viamão.
Quixeramobim, no Ceará, sofre com seca, que é uma falta de chuvas mais prolongada que a estiagem.
Já as cidades de Alagoinhas, na Bahia; Missão Velha, no Ceará; São Luis Gonzaga do Maranhão, no Maranhão; Miranda, no Mato Grosso do Sul; Abre Campo, Pirapora, Soledade de Minas, Passa Quatro e São Thomé das Letras, em Minas Gerais; Trairão, no Pará; Boituva, Cunha e Natividade da Serra, em São Paulo, foram castigadas por chuvas intensas.
Por outro lado, Conceição do Lago-Açu e São Benedito do Rio Preto, ambas no Maranhão, registraram inundações e enxurradas, respectivamente. Já Setubinha, em Minas Gerais, registrou alagamentos.
O Brasil tem, no momento, 1.532 municípios com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres.


