Procissão encerra as festividades do padroeiro de Quixeramobim

- por
  • Compartilhe:

Após 13 dias de festas em comemoração ao padroeiro da cidade mais antiga do sertão central chega ao fim às festividades de Santo Antônio.

Milhares de pessoas passaram por Quixeramobim para reverenciar as festividades do padroeiro.

Durante as comemorações vários eventos marcaram este ano, grandes atrações estiveram presentes durante dois dias de apresentação na praça nossa Senhora de Fátima para realização do tradicional chitão de Santo Antônio.

O que diferenciou este ano dos demais foi o grande número de atrações regionais e tradicionais que animaram os devotos no barracão de Santo Antônio.

Missas diárias foram realizadas com a presença de Padres de toda região, entre a mais marcante foi à missa do Vaqueiro celebrada pelo Padre Adauto que concentrou centenas de vaqueiros em frente à Igreja Matriz para o ato religioso.

Muito forró autêntico comandado por sanfoneiros da terra deixou ainda mais tradicional as festividades. Durante todos os dias, centenas de pessoas acompanharam as procissões pela manhã aos principais bairros da cidade.

Neste último sábado teve a realização do tradicional leilão onde contou com a presença de varias autoridades do estado do ceará.

Neste dia 13 de junho, dia de Santo Antônio as missas começaram a ser realizadas a partir de cinco da manhã e contou com a presença do Bispo diocesano Dom Ângelo Pignoli.

A grande procissão saiu da igreja matriz às 16 horas pelas principais ruas da cidade, mais de cinco mil fiéis acompanharam a imagem de Santo Antônio, muitos seguiam descalços para o pagamento de promessas.

Por onde a procissão passava era acompanhada por mais e mais fiéis que saiam de suas casas para seguir o trajeto até a Igreja matriz onde aconteceu o encerramento das festividades.

Após a benção realizada por Dom Ângelo Pignoli, Padre Sergio,Pároco local agradeceu a todos os religiosos que participaram das festividades e principalmente aos que contribuíram direto ou indiretamente para realização das comemorações.

Logo em seguida todos os sacerdotes se dirigiram até a bandeira de Santo Antônio ao som da música Ave Maria Sertaneja cantada por Padre Adauto para retirarem a bandeira do mastro e anunciarem o final das festividades. Neste momento via-se no semblante dos fiéis presentes lágrimas de emoção e saudades. Ao mesmo tempo em que a bandeira era retirada todos cantavam emocionados o hino do Padroeiro.

Logo em seguida o cerimonialista Pádua Costa realizou junto com todos os presentes a contagem regressiva para a queima de fogos que encerrariam em definitivo as festividades do padroeiro do município de Quixeramobim.

Mais de dez minutos de fogos de artifícios coloriram o céu da cidade deixando a todos a lembrança das festividades e um pouco de saudade das festividades de 2010.

Fonte: O Sertão é Notícia




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.