Após a divulgação das pesquisas Datafolha e Ibope, neste sábado, 04, o irmão do governador Cid Gomes, que também é Secretário Estadual de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, deve estar à flor da pele por causa dos prognósticos falhos que emitiu durante toda a campanha eleitoral. Suas profecias sobre a virada de Camilo Santana nas pesquisas simplesmente não se concretizaram, e Eunício Oliveira conseguiu manter seu nome na liderança das intenções de voto dos cearenses.
Várias vezes durante a trajetória da batalha eleitoral, Ciro tomou para si todos as atenções ao protagonizar as mais robustas e, às vezes, zangadas, manifestações. A personalidade de Ciro e sua disposição para bombardear adversários políticos já são bem conhecidas. Em julho de 2013, por exemplo, chegou a dizer que a presidente Dilma Rousseff, de quem hoje é aliado, “pilota uma aliança assentada na putaria”. Em comparação, no quesito topete levantado, Camilo Santana é como um ursinho de pelúcia.
Ciro é aquela espécie de político que, pelos surtos apelativos que dá, inspira subordinados a afrouxar as rédeas da discrição. Seus arroubos são interpretados por alguns como manifestações de coragem e destemor. Porém, nem sempre é assim, e caso Eunício saia vitorioso das urnas, Ciro Gomes amargará a constatação de que a maioria dos cearenses não liga mais para zoada.


