Com palavra empenhada, Presidente da Câmara deverá apoiar pedido de CPI da Saúde

- por
  • Compartilhe:

Na última sexta-feira, 06, o vereador Tefa Gomes usou seu tempo de palavra facultada, na Câmara Municipal, para iniciar uma discussão que promete esquentar o clima político na Terra dos Monólitos. Tefa afirmou que proporia a abertura de uma Comissão Parlamentar de inquérito (CPI), para investigar a situação da saúde em Quixadá, com foco especial no uso que a prefeitura faz de uma cooperativa médica.

Por coincidência, o Fantástico, programa da Rede Globo, apresentou domingo uma reportagem especial mostrando como tais cooperativas podem abrir margem para práticas ilegais, tais como o pagamento de propina aos gestores públicos e o desvio de verbas que deveriam ser gastas com saúde pública.

No que depender do Presidente da Câmara de Vereadores de Quixadá, o vereador Pedro Baquit (lado esquerdo na foto acima), a CPI será aprovada sem dificuldades. Com a palavra empenhada, o parlamentar deverá ser favorável à investigação. Se bem que seu voto é de minerva, ou seja, só votará em caso de desempate. Mesmo assim, é importante saber que o vereador, caso mantenha o apego à própria palavra, não tentará influenciar outros colegas a votar contra a formação da CPI.

Em discurso proferido na Câmara um dia após os episódios envolvendo a Operação Miragem II, do Ministério Público, o vereador fez uma defesa emocionada do prefeito e vice-prefeito de Quixadá. Dentre outras coisas, ele garantiu o seguinte:

“Se tem alguma denúncia, se tem algum problema, tragam pra cá. Se tem alguma irregularidade, denuncia ao Ministério Público. Denuncie aos órgão competentes. Eu disse aqui na frente da Secretária de Saúde, quando ela esteve aqui: peçam o pedido da CPI que quiserem! Se for o pedido da CPI da Saúde, da educação, do que for da prefeitura, tem o meu voto! Tem o meu voto! A obrigação dos gestores de uma pasta é fazerem um trabalho sério, um trabalho honesto, isso não é favor, é obrigação de quem assume uma pasta de secretaria.”

Para que o requerimento do vereador Tefa Gomes entre em pauta, serão necessárias seis assinaturas. E para que a CPI da Saúde seja aprovada, são necessários nove votos.

Kelton Dantas e Luiz do Hospital já se declararam favoráveis ao pedido.

Para assistir ao vídeo com o discurso do vereador Pedro Baquit, CLIQUE AQUI.

A fala em destaque nesta matéria começa nos dois minutos e dez segundos (2:10) do vídeo.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Muito bem observado OBSERVADOR. Parabéns pela coragem. Precisamos de mais pessoas assim. E precisamos ir a Câmara Municipal. Participar de fato. Cobrar e assistir a palhaçada deles. Já pensou se tivesse muita gente lá, em especial conhecida. Será que eles não sentiriam vergonha? pelo menos…

  2. Gostaria que o bom senso e o espírito de justiça pairasse sobre essa reunião dos vereadores hoje, dia 12/12/13, estou rezando pra isso, estou torcendo por essa CPI, ma acredito que ela não vá sair, queira deus que eu esteja errado, mas vejam o quatro por minha ótica:

    Primeiro, dos vereadores de oposição, eu acho que nem todos voltaram a favor dessa CPI, e sabem por que? porque eles tem pessoas de sua própria família, tem amigos, trabalhando pra prefeitura. E vcs sabem quem são eles, aqueles que menos falam, aquela oposição bem quietinha. Duvido que o Luis do Hospital, não vote a favor da CPI e sabe por que? Porque ele não tem ninguém ligado à prefeitura, ele não tem o “rabo preso”.

    Segundo, os vereadores da situação, votar a favor desta CPI, mas “nem que a vaca tussa”, audênio, deveria votar a favor sim, mas o histórico político dele é de subserviencia, apesar de ser um professor, mas desses tipos de professor tem muitos por aí. Esse tipo profissional que trabalha com pessoas quando adentram na política, seu “público alvo” para angariar votos é exatamente as com quem trabalha, simplificando, que trabalha como professor, vai usar seus alunos, a familia de seus alunos para ser eleito, continuar na politica e assim sucessivamente. Portanto como o audenio de muita gente da familia e amigos agregados à prefeitura, com certeza não vota a favor da CPI.

    Terceiro, O pedro baquit, votar a favor da CPI, depois de defender o joão e o CI daquela maneira, se vcs acreditaram, vcs são realmente bobos, é por isso que estão estão na peia até hoje, pra aprender pelos a votar, pra não acreditar em falsas promessa.
    Gente o pedro só disse aquilo pra ficar bem na fita, ele mais do que ninguém sabe que a proposta de CPI não alcança os 9 votos necessários, por isso ele disse aquilo. ele sabe que tudo isso que eu estou dizendo é verdade.

  3. Pelo amor de deus, eu não acredito que vcs tão dá ouvidos a esse discurso do pedro baquit.
    Pedro baquit, veja bem:
    O joão não é santo, ele não está sendo investigado ainda, me aguarde! Se o joão for inocente o CI também é.
    O ci não é inocente, nem aqui e nem no inferno, e sabe por que? porque o CI é cria de vcs, é capacho de vcs, é escravo de vcs, então, a herança política dele é péssima, é nefasta, é doentia, é desonesta, é truculenta, é covarde, é do “mandar calar”. O CI dorme na casa de vcs, do CI se esconde na casa de vcs, como ele pode ser inocente?
    Pedro baquit, o CI não já tinha dito que se fosse apresentado um BO contra ele, ele renunciaria, kd renunciou? Por favor eu esperava mais de vc pedro baquit, mas se vê logo por esse video que vc não sabe nem falar, é vergonhoso seu pronunciamento, se eu fosse vc andaria com uma saco na cabeça, pra ninguém, me reconhecer.
    Pedro baquit , faça como joão, fique CALADO e, voces três ( pedro baquit, joão e ci), façam um favor pra quixadá, RENUNCIEM.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.