Decoração natalina de Quixadá divide opiniões e vira polêmica nas redes sociais

- por
  • Compartilhe:

Cidadãos quixadaenses estão desgostosos com a decoração de natal da principal cidade do Sertão Central. Nas redes sociais, as críticas são feitas sem economia. Há quem diga que nem o estábulo verdadeiro em que Jesus nasceu, em Belém, era tão pobre, desanimado e tosco.

Mas não era para menos. Informações que chegaram ao Monólitos Post dão conta de que grande parte da decoração havia sido usada, em anos anteriores, na loja que pertence ao atual prefeito, tratando-se, portanto, de um reaproveitamento de material envelhecido. “A intenção de quem montou o presépio foi boa, mas ficou mais parecido com a casa da Branca de Neve e os Sete Anões, e de uma Branca de Neve bem pobrezinha”, comentou no Facebook um internauta.

Em Quixadá, como em praticamente todas as principais cidades do Ceará, criou-se uma forte tradição relacionada com a decoração de Natal. Na terra dos monólitos, a chamada “roda do prefeito”, na praça principal da cidade, acolhia em anos anteriores uma enorme estrutura que se transformava numa belíssima árvore de natal. Além disso, as árvores das praças eram iluminadas fartamente. Acostumados com esta tradição, os munícipes tem se surpreendido com o pouco cuidado dedicado até mesmo a estes “detalhes”, por parte da administração municipal.

QUIXADÁ, 2012

(clique na imagem para ampliá-la)

09-12-VIII-natal-família-sede-Quixadá-0057

“Será vergonhoso para Quixadá receber visitantes no fim deste ano. A decoração está simplesmente cafona. É triste essa situação na cidade”, comentou outro internauta.

“Quem passar por Iguatu e Quixeramobim vai ficar admirado com o zelo dos gestores em relação à decoração natalina. Mas quando a pessoa chegar a Quixadá, meu Deus do Céu,  ficará sem saber o que dizer. A decoração de Quixadá não está fazendo jus à tradição da cidade”, afirmou um usuário da rede social mais usada no mundo, o Facebook.

“Até um galo gigante foi colocado no presépio. Será o mesmo que cantou depois que Judas traiu Jesus?”, indagou outro usuário da rede social.

IGUATU, 2012

(clique na imagem para ampliá-la)

2658282-4600-rec

QUIXERAMOBIM, 2012

(clique na imagem para ampliá-la)

SERTÃO CENTRAL - NATAL de LUZ > Em Qixeramobim, mais uma vez a Praça Capitão Dias Ferreira, no Centro da cidade, ganhou ornamentação especial para as festas de fim de ano.   CRÉDITO: FERNANDO IVO

Para piorar a situação, no fim da tarde desta última quinta-feira, 05, foi publicada na internet uma arte (veja abaixo) em que a prefeitura aparecia apoiando uma campanha por arrecadação de luzes pisca-pisca para decorar a Praça da Estação, no centro da cidade.

1420205_478512335601807_1798194112_n

O Monólitos Post apurou que a iniciativa de decorar a Praça da Estação foi de populares. Eles teriam pedido ajuda ao Secretário César Augusto, que doou alguns bancos e fios de pisca-pisca. Populares concertaram os bancos doados, pois estavam quebrados. A tinta para pintá-los foi prometida, mas até o fechamento desta matéria não havia chegado.

Sobre a arte divulgada na internet, foi explicado ao Monólitos Post que esta teria sido feita espontaneamente por um dos populares que ajudaram na decoração, e que a associação com o nome da Prefeitura de Quixadá apareceu exclusivamente porque ela teria oferecido os bancos que foram, depois, concertados.

VEJA COMO FICOU A DECORAÇÃO EM 2013 EM QUIXADÁ

(clique nas imagens para ampliá-las)

natal01

natal02

natal03

Alguns internautas tentaram forçar uma comparação, mas as árvores que colocaram lado a lado e divulgaram nas redes sociais não são nos mesmos locais e a segunda, atual, mais simples, não foi de iniciativa do poder público, mas de populares que resolveram preparar algo, uma vez que, sem isso, não haveria nenhuma decoração ali.

Veja a comparação forçada: 

1393670_669336659753258_1336484470_n

Seja como for, a decoração de natal do município de Quixadá pode parecer algo insignificante, porém, tão insignificante quanto a minúscula ponta de um iceberg gigantesco.

O poder executivo quixadaense tem enfrentado grandes dificuldades na condução dos assuntos da cidade. Recentemente, o tradicional Pula-Fogueira foi cancelado e o aniversário do município não viu nenhuma comemoração oficial. As pessoas esperam ansiosamente que o ano de 2014 traga consigo dias bem melhores para a sofrida Terra dos Monólitos.

CURTA A FANPAGE DO JAIME NO FACEBOOK




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. A MENINA DO VESTIDO AZUL
    Num bairro muito pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita.
    Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram velhas e maltratadas.
    Até um dia em que um professor penalizou-se com a menininha. Como uma garota tão bonita pode vir para a escola tão mal arrumada? Separou algum dinheiro de seu salário e, embora com dificuldade, lhe comprou um vestido novo. A garotinha ficou ainda mais bonita no seu vestidinho azul.
    Quando a mãe viu a menina naquele vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão sujinha para a escola. Por isso passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar e limpar suas unhas.
    Depois de uma semana, o pai falou: “Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal ajeitar a casa? Nas horas vagas vou pintar as paredes, consertar a cerca e plantar um jardim”.
    Em pouco tempo a casa da garotinha destacava-se na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, pela limpeza, pelo capricho de seus moradores com seus pequenos detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveu também arrumar suas casas, plantar flores, usar pintura, água e sabão, além de criatividade.
    Logo, o bairro estava todo transformado. Um homem que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente achou que eles bem que mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao prefeito e expôs suas ideias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários no bairro.
    A rua de lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania.
    Tudo começou com um vestidinho azul.
    Não era a intenção de aquele professor consertar a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia apenas a parte que lhe cabia.
    Qual será a parte de cada um de nós? Será que basta apontar os buracos da
    rua, reclamar dos erros do vizinho e cuidar apenas do portão para dentro?
    É difícil mudar o estado total das coisas. É difícil varrer toda a rua, mas é fácil varrer nossa calçada. É difícil modificar o bairro, mas podemos começar pela nossa casa, deixando-a mais bonita. É difícil reconstruir o planeta, mas é possível dar um vestido azul.

  2. eu pergunto tem algo errado ai,??? pelo contrario ele economizou e foi ecologico,!!!!!!!!!!! bando de ibecís ignorantes.

  3. Acordem quixadaenses, já passou da hora…

  4. Esse Fabio eh um babão de carteira assinada, sem dúvidas.
    A respeito da decoração, a população está de parabéns pela iniciativa, a Praça da estação está linda, e graças as pessoas da próprio comunidade e não dessa prefeitura que é 10, e vcs já sabem em que, né?!Me admiro vcs ainda ficarem surpreendidos por não ter uma decoração bonita.
    #passalogotempo

  5. KKKKKKKKK, vamos arrumar algo melhor prá criticar Jaime, já tá ficando ridiculo. kkkkkkkkk

  6. nao tem palavras pra difinr….
    a atual administrçao fracasso e pouco….

  7. oh povo q nao se acustumaram com a derrotaaaaaa!!!!kkkkkkkk a situacao nao ta boa,mais tbm nao e pra tanto!!!agente quer e saude,educacao e emprego!!!ninguem come pisca-pisca nao!!!!kkkkkk

  8. Gente o povo que gosta de ser besta meu povo vão procurar o que fazer, ta certo q a decoração não ta lá essas coisas, mais as fotos nem tiradas a noite foram so pra piorar a situação a praça a noite taa até arumadinhakkkkkkkk

  9. O povo pra não saberem o que querem se a prefeitura gasta muito o povo fala, se gasta pouco fala também. Vai entender.

  10. Saber oque eu acho bem feito pra Quixadá queria mudança tai a a a mudança q vcs queria ne viva o nego q nunca fez nd ne mais uma data ñ passava em branco ainda ñ viro nd imagina a passagem do ano sem fogos o prefeito tablet fazendo mudança ne mais pra pior Quixadá gente ta 10 ne poisé fica a diga Quixadá só tem a melhorar….

  11. So pra constar, essa arvore de natal feita com garrafas de plastico não tem nada haver com a prefeitura.São moradores que estão decorando por livre espontânea vontade a praça da estação.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.