O vereador Higo Carlos, do PT de Quixadá, confundiu o eleitorado ao misturar eleições gerais no Brasil (presidência, senado, congresso e assembleias legislativas) com eleições municipais (prefeito). Numa carta
pública, destinada à população do município em cuja câmara ele atua, o parlamentar solicita votos para os candidatos do seu partido e faz uma verdadeira lambança argumentativa que atenta contra a ordem lógica dos fatos.
“Quixadá vive o maior caos administrativo já visto em toda a sua história”, assegura com razão o edil. Daí ele passa a raciocinar que, neste ano, com as eleições, teremos uma “nova oportunidade em nossas mãos”, acrescentando: “O povo quer Quixadá retomando o seu projeto de crescimento econômico, social, cultural e ambiental. Saberá dizer não à mentira e sim à esperança.”
As palavras do vereador são bonitas, sem dúvida. Coisa típica de político mesmo. Dá aos ouvidos do eleitor exatamente aquilo que o eleitor quer ouvir. Animado com o que lê na carta, um incauto cidadão quixadaense pode até esquecer de perguntar: “Faz sentido o que esse vereador está dizendo?” Vamos pensar nisso um pouco!
Higo convida os cidadãos para uma nova oportunidade. Oportunidade para que? Para melhorar Quixadá. Cita o caos administrativo levado a cabo nos últimos anos pela prefeitura e joga sem cerimônias na cara do eleitor o pedido para que estes votem em Camilo Santana e Rachel Marques. Ora, uma coisa nada tem a ver com a outra. Aliás, até tem.
Higo está confundindo o eleitorado aproveitando-se da péssima administração da prefeitura. Mas a eleição, ele esquece propositalmente de dizer, não é para prefeito, e sim para presidente, senador, governador e deputados, federais e estaduais.
Assim, seguindo a lógica do raciocínio dele, se a eleição de 2014 é uma nova oportunidade, uma nova chance para fazer diferente e para votar em pessoas que vão mudar Quixadá, porque o eleitor deveria escolher o mesmo projeto que tem massacrado este município com indiferença governamental?
Em sua carta, Higo pede “coragem para fazer as mudanças que são extremamente necessárias”.
Novamente, o vereador esquece de dizer que estas eleições não são para escolher prefeitos. Ao falar de mudanças extremamente necessárias e relacionar isto com as eleições deste ano, o vereador queima colegas com fogo amigo, porque, afinal, Camilo Santana representa a continuidade das políticas públicas que criaram a exigência de mudanças extremamente necessárias.
E se a melhoria de Quixadá está em mudar o quadro atual, porque escolher políticos que já estão atuando há tantos anos supostamente em prol do município? Que trabalho é este que eles realizam em benefício de Quixadá e que resulta na necessidade de mudanças urgentes? Ora, isso é pura contradição! Raciocínio pensado propositalmente para confundir o eleitorado, livrando a barra dos projetos que realmente são responsáveis pelas demandas tão urgentes de Quixadá.
Mas e o João da Sapataria não está apoiando o candidato ao Governo do Ceará que o Higo tenta derrotar? Agora está mesmo. Já apoiou o Camilo e mudou para outro, como mudou também seu apoio, diversas vezes, aos candidatos à câmara federal. Esse pula-pula dos prefeitos cearenses é realmente uma vergonha. Em 2016, aí sim, o povo terá outra oportunidade para fazer a mudança que quiserem nas prefeituras, inclusive naquelas como a de Quixadá, na qual os vereadores se mostram incapazes de ações mais concretas para mudar o quadro. Ou não fazem porque não querem ou o município não está tão ruim como eles dizem. E nós sabemos qual destas opções é a correta.
Agora, o que tem a ver João da Sapataria com o governo do estado? João não tem nada a ver com o governo do Ceará. João tem a ver com o município, e sem dúvida por ser o gestor, ele carrega a maior parte do fardo da culpa pelo caos em que colocou o município.
O candidato defendido por Higo ao governo do estado, por sua vez, representa a própria continuidade das políticas públicas da administração de Cid Gomes. Ora, se Higo quer mudar uma realidade estadual – que afeta Quixadá -, e que ele considera péssima, porque está pedindo ao povo para votar naqueles que representam continuidade e não mudanças reais? Não seria mais lógico e mais honesto pedir votos ao povo falando das ações do governo estadual em prol de Quixadá, em vez de apontar para a administração de João da sapataria, que nada tem a ver com o estado? A não ser que a falta de ações do governo em prol de Quixadá tenha deixado o vereador sem inspiração para escrever.
Mas Higo tem razão numa coisa. A realidade do estado do Ceará impõem a necessidade de mudanças. Não dá para chegar a lugares diferentes seguindo o mesmíssimo caminho. Seja Camilo, Eunício, Eliane ou Ailton Lopes a ganhar as próximas eleições no Ceará, a necessidade de mudanças, principalmente no combate ao tráfico e à violência, é extrema. Curiosamente, o candidato defendido por Higo não tem inspirado muita independência de seu padrinho eleitoral.
Ao escolher confundir os eleitores, Higo adota uma postura indesejável para políticos novos como ele é. Mata a promessa de atuações diferentes, tão exigidas pelo povo. Seu colega, Tefa Gomes, é quem se mostra a revelação mais recente do PT, argumentando de forma proativa e arguindo com base no que realmente acredita ser melhor. Talvez por isso Tefa esteja sendo deixado de lado nas decisões mais importantes do grupo que inclui entre seus cabeças o nobre edil dessa carta “sem eira nem beira”.
Portanto, ao receber em sua casa a carta do vereador, ou ao lê-la a seguir, não esqueça de saboreá-la com algumas pitadinhas de lógica e verdade. Algumas pitadinhas disso já ajuda na interpretação.



VEREADOR TIRA ESSAS VENDAS DOS SEUS OLHOS,OU VC SÓ ESTÁ PENSANDO NO DESENVOLVIMNETO DA SUA PESSOA…..BOTE NA CABEÇA QUE CID NÃO GOSTA DE QUIXADÁ, E SEGUINDO COM CAMILO FICA A MESMA COISA, QUIXADÁ SÓ DESCER, É ISSO QUE VC QUER? VOCÊS NÃO PENSAM EM NENHUM MOMENTO NESSA CIDADE, SE QUIXADÁ CONTINUAR COM ESSAS CABEÇAS EU SÓ TENHO É PENA, ABRE SUA MENTE VC É MUITO NOVO. ESTOU PENSANDO QUE VC QUER QUE QUIXADÁ VOLTE A SER DISTRITO DE QUIXERAMOBIM. MEU DEUSSS……