ESPERA HUMILHANTE: Cidadã quixadaense está há sete meses sem conseguir realizar exames médicos

- por
  • Compartilhe:

Inácia Maria Cavalcante, 47 anos, servidora pública há 15 anos, moradora do Bairro Alto São Francisco, na cidade de Quixadá, conversou na noite de ontem com o Monólitos Post para denunciar uma situação absurda pela qual vem passando: ela está há sete meses sem conseguir realizar exames de mamografia, eletrocardiograma e ultrassom em Quixadá. Apesar das inúmeras tentativas, todos os atendimentos lhe teriam sido negados.

“A servidora que me atendeu na central de marcação de consultas disse que a secretária de saúde havia impedido a liberação de ultrassom desde novembro do ano passado, mas não me explicou as razões”, afirmou Dn. Inácia.

Em 25 de setembro de 2013, conforme mostrado no extinto blog Jaime Arantes, Dn. Inácia havia recebido uma recusa da central de marcação de consultas para realizar o exame de mamografia por um motivo bizarro: seus seios seriam grandes demais e a máquina em uso em Quixadá só serviria para seios pequenos ou médios. Sentindo-se ofendida, Dn. Inácia denunciou a situação à imprensa do município.

De lá para cá, ela fez diversas tentativas para receber atendimento, todas frustradas. “Dos exames que tenho de fazer, a mamografia é o mais simples, e nem isso eu tive direito, só porque meus seios são grandes? Isso é um absurdo”, observa a cidadã. De acordo com ela, a desculpa atual para não fornecerem o atendimento de que ela precisa é que a máquina de eletrocardiograma está quebrada, a mamografia também.

Desde julho de 2013, Dn. Inácia não consegue atendimento no município. “Tenho que fazer urgente um eletrocardiograma do coração, isso é urgente. Minha família toda apresenta problemas cardíaco, e eu vejo a a hora morrer”, conta ela, com semblante de preocupação. “Eu me sinto cada dia mais triste em morar numa cidade sem o mínimo de estrutura em saúde”, desabafa.

Sem querer dar nenhuma conotação política ao assunto, Dn. Inácia explicou que deseja apenas realizar os exames, especialmente a mamografia, visto que está muito preocupada com os nódulos nos seios, cada dia mais evidentes. “Eu só quero o meu exame, nada mais”, afirmou ela.

Informações dão conta de que há, guardado no CAPS de Quixadá, um tomógrafo novinho. O equipamento estaria guardado lá, sem uso, desde 2010.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.